A queda nas temperaturas observada nos últimos dias tem contribuído para cenários atípicos em Mato Grosso do Sul. Diferente das comuns manhãs ensolaradas, nesta terça-feira (2), o céu de Campo Grande amanheceu encoberto por neblina e, conforme a previsão, essa condição deve persistir nos próximos dias.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todos os 79 municípios do Estado estão em alerta para tempestade até a manhã de quarta-feira (3). O alerta de perigo potencial, indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h. Além do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nas regiões sul, sudeste e leste do Estado, a mínimas previstas ficam em 20°C, com máxima chegando a 30°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, a mínima pode chegar a 24°C, com máximas de até 33°C.

No norte e Bolsão, as temperaturas mínimas devem ser de 22°C, alcançando máxima de 34°C. Em Campo Grande, é esperado um dia com mínima de 21°C e máxima de 30°C.

Os ventos predominantes serão na região norte, com velocidades estimadas de até 60 km/h. É importante estar atento, pois podem ocorrer rajadas de vento, pontualmente, com intensidade acima de 60 km/h.

Neblina em Dourados

Névoa tomou conta do céu de Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Na manhã desta terça-feira (2), a cidade de Dourados também amanheceu com uma paisagem atípica. A intensa neblina tomou conta do céu da cidade, gerando curiosidade entre os moradores.

Os termômetros, segundo informações do Inmet, registram mínima de 21 graus. Há previsões de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no período da noite.

Cuidados básicos podem evitar acidentes

neblina

Neblina diminuiu visibilidade no trânsito (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Nesta época do ano, a névoa é mais comum. Por isso, é imprescindível os motoristas redobrarem a atenção ao trafegar, principalmente em rodovias.

Para evitar acidentes, é fundamental que o veículo esteja com luzes de direção, faróis e lanternas em bom estado de conservação. Também é essencial estar com reservatório de água cheio e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. A limpeza interna dos vidros do veículo deve ser feita regularmente, pois sujeira contribui para o embaçamento.

Mantenha a face interna do para-brisa sempre limpo e aplique álcool com papel do tipo toalha (ou guardanapo) seco. Deixar as janelas abertas, também é uma boa opção, especialmente se a ventilação interna for deficiente.

No trânsito, a recomendação é que os motoristas aumentem a distância em relação ao veículo à frente, reduzam a velocidade e evitem manobras bruscas de ultrapassagem em situações de neblina. Jamais pare na pista e, em caso de emergência, busque estacionar fora da rodovia.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.