Após desastre com rompimento barragem, Nasa Park diz que tem ‘parecer favorável’ do Imasul para obras

Empresa foi investigada pelo Ministério Público por degradação ambiental em 2018

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
empresa barragem
Área após rompimento da barragem. (Alicce Rodrigues/ Midiamax)

A empresa AA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS afirmou que possui projeto regularizado da barragem rompida nesta terça-feira (20). A empresa alega que possui manifestação favorável do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e certificados ambientais.

Apesar de alegar possuir a documentação, a empresa não apresentou documentos comprobatórios à reportagem. Ao Jornal Midiamax, assessoria de imprensa da AA Empreendimentos disse que irá apresentar os registros posteriormente, em coletiva de imprensa ainda sem data definida.

O incidente aconteceu no NASA Park e afetou moradores, tráfego da BR-163 e até ecossistema da região.

Então, uma equipe dos Bombeiros atua na vistoria da área para analisar as questões de segurança e possíveis irregularidades. Após 2h do incidente, a BR-163 foi parcialmente liberada, em sistema de para e siga.

Imagens do Jornal Midiamax mostram que não há mais água sob a BR-163, no km 500, entre Campo Grande e Jaraguari. No entanto, há muitos estragos no guard rail e na tubulação de escoamento das águas pluviais.

Investigada

A empresa foi investigada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 2018. Assim, naquele ano, o órgão apurou “ocorrência de degradação ambiental consistente em ocupar irregularmente área de preservação permanente no Loteamento Nasa Park I”.

Além disso, foi investigada descaracterização e possível danos na área de preservação permanente no
Loteamento Nasa Park II. Ambos os loteamentos são localizados em Jaraguari.

Certificado desatualizado

O Corpo de Bombeiros informou que o condomínio de luxo não tinha a licença atualizada. O loteamento é onde a barragem de um lago rompeu na manhã desta terça-feira (20). Então, após o ocorrido, água e a lama chegaram a interditar a BR-163 e atingiu residências.

“O condomínio está com a licença atrasada. Ou seja, não tinha o documento regular para o funcionamento do lago”, diz o Tenente Coronel Fabio Pereira Lima, do CBMMS. Segundo informações da corporação, não há vítimas e pelo menos três residências foram atingidas.

Ponte destruída está a um quilômetro da represa (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Rompimento da barragem

Imagens exclusivas enviadas ao Jornal Midiamax, registradas na área interna do condomínio de luxo mostram uma cratera formada no lado após o rompimento da barragem, na manhã desta terça-feira (20).

Segundo moradores, a água não invadiu residências do condomínio. Entretanto, destruiu a avenida de acesso para as casas após a formação de um ‘sumidouro’ com o rompimento da barragem.

Assim, em um dos vídeos é possível notar a profundidade e a força da água. Os moradores que fizeram as imagens demonstram preocupação com a situação: “Está rompendo tudo”.

https://youtube.com/watch?v=Nwy6gbSkGFg%3Ffeature%3Doembed

represa secou após o rompimento da barragem. Imagens registradas por moradores revelam a tragédia ambiental e estrutural na região. “Acabou tudo, só galho e peixe. Tomara que não tenha ninguém em cima dessa ponte”, descreve.

A água chegou a se aproximar de Campo Grande, mas ainda não é possível dizer se vai atingir a cidade. O prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira, que está em Campo Grande para um curso, disse que avisou as autoridades do município sobre o rompimento da barragem e uma equipe da Defesa Civil sobrevoou o local.

Confira a nota na íntegra:

“Sobre o Incidente Ocorrido em 20/08/2024 no NASA Park

A administração do NASA Park lamenta profundamente o ocorrido na data de hoje, 20 de agosto de 2024, que resultou no rompimento de uma parte da estrutura do parque.

Imediatamente após o fato, às autoridades competentes foram acionadas e estamos colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.

Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível. Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.

É importante destacar que o NASA Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do IMASUL, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores. Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais”.

Conteúdos relacionados

chuva