Cartão postal de Campo Grande, o chafariz instalado na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, chama a atenção de quem passa pelo local, principalmente, quando a fonte está ligada. No entanto, entre a beleza das águas que jorram pela bica, é impossível não notar os blocos de cinza do cimento, que surgiram após a perda de pastilhas de azulejo.

As peças já estão em falta há muito tempo. Quando o monumento foi restaurado em 2018, foram realizadas manutenções hidráulica e elétrica, limpeza de bomba e motores, além de conserto no painel de iluminação, mas os azulejos que caíram após essa etapa não foram substituídos.

Aposentada observa chafariz (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“Cheguei a Campo Grande em 1961 e esse chafariz era lindo, mas agora está acabado, abandonado. Está feio. Eu estava olhando e dá até uma tristeza, não tem vida”, lamenta a aposentada Neucinda Ferreira, de 75 anos.

A vendedora Gislaine Baptista, de 48 anos, destaca a impressão que o cartão postal passa para quem chega à cidade.

“O turista que vem ver o chafariz já fica com uma má impressão de Campo Grande porque está muito feio agora. Isso incomoda, porque já foi tão bonito. Precisam corrigir esses detalhes, é importante”, afirma.

O que diz a Prefeitura?

Questionada sobre a substituição das pastilhas de azulejo, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) justifica que não encontrou material semelhante com mesmo tamanho e cor e que não realizou a troca para “não descaracterizar o chafariz com a substituição das pastilhas de azulejo com tons e tamanhos diferentes”.

Pastilhas caíram e levaram a beleza do chafariz (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Ainda de acordo com a justificativa, a Sisep afirma que estuda outra alternativa para resolver a situação, mas não informou mais detalhes. Enquanto a Prefeitura espera por opção, o cinza do cimento continua em destaque.

Fonte tem hora certa para funcionar

Muita gente não sabe, mas o chafariz da Praça Ary Coelho tem hora certa para funcionar – no caso, de segunda a sexta, das 10 às 14 horas, quando a fonte é desligada por um período de três horas. O funcionamento é retomado às 16 horas e segue até as 21 horas.

Já aos sábados, o chafariz é ligado às 10 horas e permanece até as 14 horas, quando é desligado. Às 17 horas a fonte é reativada e permanece até as 21 horas. Já aos domingos e feriados, a fonte funciona das 16 às 20 horas.

Revitalização da Praça Ary Coelho

Localizada no quadrilátero da Avenida Afonso Pena com as ruas 13 de Maio, 14 de Julho e 15 de Novembro, a Praça Ary Coelho ocupa 10 mil metros no centro da cidade. A última revitalização foi realizada em 2018. O local ficou 15 dias fechado para reforma. Além de manutenções hidráulica e elétrica, a praça também foi revitalizada com jardinagem e paisagismo.

O retorno do funcionamento do chafariz, iluminação e bancos novos também marcaram a reinauguração da área, no dia 13 de agosto de 2018. Depois disso, o espaço recebeu algumas manutenções básicas ao custo de reclamações sobre o abandono do local.

Sisep diz que não encontrou peças para substituir pastilhas (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)