O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoa o Pantanal nesta quinta-feira (31) e deve desembarcar em Corumbá para agenda voltada sobre os incêndios florestais. A visita ao município acontece após 11 anos e reúne militantes no aeroporto de Corumbá, três horas antes da previsão de chegada.

Entre os fãs do presidente Lula está Simone Yara Benites da Silva, 45, que é vice-presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação) de Corumbá. Há 26 anos ela tirou uma foto ao lado de Lula, antes dele se eleger presidente da República, e agora quer refazer a foto.

“O Lula é a nossa maior referência no Brasil de sindicalismo, hoje eu sou sindicalista, sou professora, sou bióloga, defendo o Pantanal com unhas e dentes e estou muito satisfeita com essa vinda do presidente e essa assinatura tão importante para o Pantanal e para nós as Pantaneiras e Pantaneiras”, afirma Simone.

Grupo pertencente a Sociedade Árabe Palestino Brasileiro também foi até o aeroporto de Corumbá nesta manhã. Munther Suleiman explica que são 400 integrantes da sociedade em Corumbá, que está no local em agradecimento ao presidente Lula.

“A gente encontrar ele para dar nosso apoio e solidariedade com ele e por tudo que ele está fazendo para ajudar a cessar fogo na Palestina contra o genocídio que está sendo praticado por Israel”, afirma.

(Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo

A agenda presidencial em Corumbá inclui anúncios em prol do Pantanal e combate aos incêndios florestais, entre eles, Lula deve sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo ao lado de ministros e do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Assim, o presidente da República fará sobrevoo em áreas do Pantanal devastadas por incêndios florestais dos últimos meses. Mais de 607 mil hectares de bioma pantaneiro já foram consumidos pelo fogo neste ano. A comitiva presidencial não deve passar por Campo Grande.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a visita de Lula e do grupo de ministros faz parte da ‘Missão Incêndios no Pantanal’. Além dos ministros, devem participar os governadores de MS e MT, Eduardo Riedel (PSDB) e Mauro Mendes (União Brasil), respectivamente.

A sanção do Projeto de Lei nº 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, é prevista durante a agenda. Além disso, Lula e os ministros devem sobrevoar áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal.

(Foto: Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)