Quem depende do serviço de saúde pública já se prepara para enfrentar algum tipo de problema quando precisa usar o SUS (Sistema Único de Saúde), como falta de médico, demora no atendimento e escassez de remédios.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, medicamentos simples, como dipirona, estão em falta. O açougueiro André Miranda, de 46 anos, estava com o filho de 3 anos com tosse e febre aguardando atendimento.

“A espera é muito ruim e estressante. Já teve vez que precisei de remédio e mandaram eu ir até a UPA do Itamaracá pra conseguir medicamento. É muito ruim”, reclama ao Jornal Midiamax.

Farmacêutico Zacarias Barbosa, de 48 anos, afirma que há falta de medicamentos que não deveriam faltar em uma unidade de saúde. “Pessoal anda reclamando bastante da falta do bromoprida, dexclorfeniramina, da dipirona e dos injetáveis diclofenaco e bromoprida”, conta à reportagem.

Segundo apurado, a venda da bromoprida injetável é proibida na farmácia. “É só para hospital. O pessoal veio aqui na farmácia procurando, falando que lá na UPA está em falta”, diz.

“São medicamentos bem populares. Se estão faltando esses medicamentos, a situação é grave, porque são produtos que não podem faltar em uma UPA de jeito nenhum”, alerta o farmacêutico.

Sesau nega falta

Procurada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que não há falta de medicamentos na UPA. Dipirona e dexclorfeniramina estão com estoque em dia. Apenas a Bromoprida ainda está empenhada e a pasta aguarda a entrega.