Tamanduá-bandeira foi flagrado passeando em uma rua do bairro Carandá Bosque na manhã deste domingo (7), em Campo Grande. O animal, de médio porte, foi visto por moradores enquanto passava por uma das ruas mais movimentadas do bairro, a Vitório Zeola, na altura do encontro com a Rua Cigana. 

No vídeo gravado por um leitor que passava pelo local, três mulheres aparecem “acompanhando” o bicho. De acordo com Marcelo Gonçalves, de 53 anos, que mora na região, vários moradores se uniram para guiar o animal até uma área menos movimentada e, assim, poderem acionar a PMA (Polícia Militar Ambiental).

“Ele (o animal) apareceu atravessando a rua. Aí ele entrou num comércio aqui e ficamos cercando ele. Então ligamos para os bombeiros e eles nos orientaram a ligar para a PMA”, conta Marcelo.

Tamanduá (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O homem estava indo para a empresa onde trabalha quando parou o carro e começou a ajudar outros moradores a guiar o animal para uma área murada onde há vegetação, sem entrar em contato com ele, mantendo distância segura.

A dona de casa Auristela Rios, de 54 anos, percebeu a movimentação, principalmente por causa do latido diferente dos cachorros na rua. Ela saiu para ver o que estava acontecendo e logo foi ajudar no “trabalho” de conduzir, de longe, o tamanduá para longe da rua. 

Assim que o bicho entrou no terreno vazio, ela e a filha ajudaram a tampar uma saída do local com paletes para impedir que o animal fugisse novamente. Ao Jornal Midiamax, o cabo Monteiro, da PMA, explicou que o animal está saudável, sem apresentar ferimentos ou estresse, e será avaliado para provavelmente ser solto na natureza em breve.