Por cerca de cinco dias, alguns moradores do Jardim Veraneio conviveram em meio ao vazamento e forte odor de esgoto em um das ruas da região. Conforme relatos repassados ao Midiamax, o esgoto estaria vazando de um dos ramais e formando uma grande poça. Após serem procurados pela reportagem, a Agereg e a Águas Guariroba providenciaram os devidos reparos.

O vazamento em questão aconteceu na rua Lise Rose, na esquina com a rua Barra Funda. Uma das moradoras da região informou que não suporta mais conviver com o mau cheiro, além da sensação de falta de higiene do local.

“Parece um córrego, porque o líquido está corrente. Já faz uns cinco dias. Eu moro a uns 200 metros e o mau odor incomoda muito”, disse a denunciante.

Procurada para falar sobre o problema, a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) informou que acompanha o caso junto a Águas Guariroba, que informou à agência que o extravasamento ocorreu por conta de descarte indevido de lixo e ligações de águas pluviais feitas irregularmente na rede.

Em contato com a Águas Guariroba, a concessionária informou que enviou uma equipe ao local e constatou uma obstrução na rede de esgoto, que provocou o extravasamento. A desobstrução foi realizada na madrugada desta terça-feira (13).

Águas Guariroba orienta sobre cuidados

A concessionária esclarece que extravasamentos como os mostrados na reportagem são provocados por duas razões: descarte incorreto de lixo e ligações de águas pluviais feitas irregularmente na rede de esgoto.

“Reforçamos ainda que a água das chuvas deve ser interligada diretamente ao sistema de drenagem das ruas, que por sua vez desemboca nos rios e córregos. É proibido fazer a ligação dessas águas na rede de esgoto. Quando a ligação da água da chuva é feita à rede de esgoto, ocorrem os extravasamentos”, informou em nota.

A concessionária pontou, ainda, a importância do usuário seguir a legislação, que proíbe o despejo incorreto de água pluvial na rede de esgoto, evitando a sobrecarga na rede coletora e, consequentemente, evitando que a estrutura de tratamento de esgoto seja comprometida, provocando transtornos à população.

Outro alerta importante é com relação ao que não ser despejado na rede de esgoto. Absorvente, papel higiênico, cotonetes, plástico, todo tipo de resíduo sólido é proibido, porque entope as tubulações e também causa extravasamentos.

Segundo a Águas Guariroba, devido ao descarte irregular, são retiradas cerca de 75 toneladas de resíduos da rede de esgoto por mês.

🟡 Receba notícias de cotidiano direto no seu WhatsApp

Participe do grupo de cotidiano do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar