O MPI (Ministério Público dos Povos Indígenas) quer investigação da PF () sobre em uma casa de reza localizada no Tekoha Kunumi, em Caarapó, município distante a 273 quilômetros de Campo Grande.

O ofício foi encaminhado pela pasta à PF na última quinta-feira (22). “Dada a gravidade do caso, solicitamos à Superintendência Regional da Polícia Federal no a urgente abertura de processo investigatório e o envio ao MPI de informações atualizadas a esse respeito”, diz o documento.

A solicitação mira saber se o fogo foi criminoso ou acidental. “Fato é que, em um contexto atravessado por racismo e intolerância religiosa, as casas de reza guarani e kaiowa têm sido alvo de recorrentes ameaças e ataques”, destaca o documento.

O incêndio ocorreu no dia 21 de fevereiro. A casa de reza foi construída em novembro de 2023, para realização de assembleia do povo Guarani Kaiowá, ocasião em que a ministra do povos indígenas esteve presente. A casa era para ser consagrada no mês de julho de 2024, mas acabou sendo destruída.

Segundo a Aty Guasu, o templo foi desfeito após uma série de ameaças, totalizando, pelo menos, 16 destruídas nos últimos 4 anos.