O outono começou oficialmente nesta quarta-feira (20) em Mato Grosso do Sul, mesmo não parecendo. O sol segue brilhando forte e as temperaturas passam dos 37°C em cidades do Estado, mas a previsão indica alívio para o calorão nos próximos dias.

A previsão indica a chegada de uma frente fria ao Estado, que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Mas calma, estamos muito longe de ver o frio, no máximo respirar aliviado com as máximas abaixo dos 30°C.

Em Campo Grande, previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica chance de chuva a partir de quinta-feira (22), com temperaturas em queda. No sábado e domingo, as máximas devem ser de 28°C e mínima de 20°C na capital.

Na região sul, em Dourados, a previsão indica queda de 9°C nos próximos dias. A máxima deve sair de 39°C na quinta-feira (22) para 30°C no domingo (24), com mínima de 30°C. Em Três Lagoas, na região leste, o clima também deve melhorar, com máxima de 30°C no final de semana.

Calorão

A onda de calor terminou depois de uma semana vigente em Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, as temperaturas continuam elevadas em todo o Estado, passando dos 37°C nesta quarta-feira (20).

Conforme dados do Inmet, ao meio-dia, em cinco cidades o termômetro passava dos 37°C, sendo Corumbá, Bonito, Nova Alvorada, Maracaju e Fátima do Sul.

Outono em MS

O outono marca a transição do verão para o inverno, sendo uma estação caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais. No entanto, o clima da estação pode variar devido aos fenômenos climáticos. 

A chegada da nova estação marca ainda o Equinócio de Outono, quando o tempo de dia é o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam, os dias ficam mais curtos.

Para 2024, o prognóstico indica que o frio das manhãs e as massas de ar polar da estação devem demorar um pouco para chegar e a influência do El Niño manterá atmosfera aquecida. O calor e a umidade continuam com as máximas acima dos 30 graus e umidade relativa acima de 65%.