Com duas novas mortes, Mato Grosso do Sul registra mais de 5 mil casos de dengue
Mato Grosso do Sul recebeu 73.344 doses da vacina contra a dengue. Deste total, apenas 36.408 foram aplicadas
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em sete dias, Mato Grosso do Sul registrou 724 novos casos de dengue e 2 óbitos, é o que aponta o novo boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual da Saúde). Ao todo, o Estado registrou 5.049 casos confirmados em 2024 e 12 mortes.
Dos 79 municípios, apenas 11 estão listados com baixa incidência da doença. Chapadão do Sul lidera o ranking de casos da doença no Estado com 1.006 confirmações. Na sequência vem Ponta Porã (522), Costa Rica (495), Campo Grande (427), Aral Moreira (324) e Dourados (214).
Das vítimas, os dados apontam que faleceu pela doença um morador de Naviraí, de 81 anos, no dia 7 de abril, sem comorbidade relatada. Em Ponta Porã, uma moradora de 90 anos faleceu em 8 de abril pela doença. Ela era hipertensa. Onze óbitos seguem em investigação.
Vacinação
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.
Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.
Mato Grosso do Sul recebeu 73.344 doses da vacina contra a dengue. Deste total, apenas 36.408 foram aplicadas. Nenhum dos municípios atingiu 50% da cobertura vacinal.
Campo Grande recebeu 24.639 doses, mas apenas 10.073 foram aplicadas. Em meio à baixa adesão do público-alvo, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande confirmou a devolução de 8 mil doses da vacina contra a dengue. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, que visa evitar a perda das doses que vencem neste mês de abril.
Vacina tem 80% de eficácia
O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.
A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Pedestre morre atropelado na zona rural de Campo Grande e motorista foge sem prestar socorro
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
Jojo Todynho decide não morar com filho adotivo: “Vou manter ele lá fora”
Após adotar um menino da Angola, Jojo Todynho toma decisão drástica e decide manter o filho longe do Brasil; entenda o motivo
Relatório da Agetran classifica conforto dos ônibus de Campo Grande como excelente
Diferente disso, STJ pede que Consórcio Guaicurus indenize população por serviço péssimo
STJ derruba decisão e município deve revisar contrato com o Consórcio Guaicurus
Apesar de perícia atestar lucro milionário, empresários do ônibus querem mais dinheiro público
Árvores interditam avenidas de Campo Grande após temporal
Campo Grande registrou mais de 47 milímetros de chuva nas últimas horas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.