Em um ano, o número de solicitações de inclusão da observação de EAR (Exerce Atividade Remunerada) em CNH (Carteira Nacional de Habilitação) subiu 13% em Mato Grosso do Sul. Os Dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que os números saltaram de 44.214 em 2022, para 51.250 em 2023.

Na categoria AB, o aumento foi de 36%, seguido de 24% na B, 9% na AC e 8% nas categorias D e AE. Conforme o Detran, essa observação é necessária para quem tem algum retorno financeiro na condução de veículos, seja para transportar pessoas ou bens, como taxistas, motoristas de ônibus, caminhoneiros ou mototaxistas.

Gerente de Exames de Habilitação do , Lina Zeinab, alerta que a observação é obrigatória para trabalhadores de transporte, tanto de pessoas quanto de cargas.

“Qualquer pessoa já habilitada pode solicitar a opção de exercer atividade remunerada, tendo apenas que fazer o exame com o psicólogo para incluir essa opção e, toda vez que for renovar, além de todo o processo comum, tem que passar também pelo exame psicológico”, explica.

Para algumas funções, além da observação, é necessário específicos como, por exemplo: transporte coletivo, escolar, produtos perigosos, cargas indivisíveis e veículos de emergência.

Pessoas que estão tirando a primeira habilitação podem optar por já sair com a CNH com a observação de EAR sem custo adicional, pois já consta no processo todos os exames necessários para ser habilitado.

Como solicitar inclusão da EAR na CNH?

Para solicitar a inclusão da EAR na CNH, o condutor deve entrar no portal www.meudetran.ms.gov.br, no campo Habilitação, clicar em CNH Ágil, depois em Renovar e escolher a opção Renovar EAR.

Também é preciso pagar as guias, fazer novos exames psicológico e médico, e nova captura de imagem. Com isso, a CNH sairá com uma nova data de validade.

O valor para renovar a CNH com atividade remunerada é em média R$ 545,00, já para quem não tem atividade remunerada na CNH o valor é de R$ 344,00 em média. Esse valor pode variar conforme a do período.