recebeu mais 3.784 doses do imunizante contra a dengue, nesta quinta-feira (22). A segunda remessa da vacina é destinada aos municípios de e Ladário, fechando em 100% de abrangência dos municípios que receberam o imunizante no Estado.

Segundo a coordenadora de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a vacina já pode ser retirada pelos municípios contemplados. “Vamos entregar assim que o município puder vir buscar”, afirma.

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do 73.354 doses do imunizante.

Público-alvo da vacina

Nesse primeiro momento, o público-alvo para receber o imunizante são de 10 e 11 anos. Nessa faixa etária se concentra o maior número de hospitalização por dengue. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A distribuição das doses aos município, por parte do Ministério da Saúde, foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.