Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul deve habilitar 21 equipes para atuação em política de cuidados paliativos

Política Nacional de Cuidados Paliativos foi anunciada pelo MS (Ministério da Saúde) nesta terça-feira (28)
Osvaldo Sato -
Segundo o Ministério, há cerca de 625 mil pacientes sob cuidados paliativos no País (Foto: Ministério da Saúde)

O estado de Mato Grosso do Sul deve receber 21 equipes para implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, anunciada pelo MS (Ministério da Saúde) nesta terça-feira (28). Ao todo, devem ser habilitadas 1,3 mil equipes de saúde com o objetivo de oferecer serviços de saúde a pacientes, familiares e cuidadores de forma mais humanizada, quando em situação de pacientes em cuidados paliativos.

A demanda por cuidados paliativos, segundo o MS, é de cerca de 625 mil pessoas necessitando desse suporte especializado em todo o território nacional. O lançamento da Política busca dar uma perspectiva de alívio e conforto para aqueles enfrentando doenças graves, crônicas ou em estágio terminal. 

A estimativa total de equipes compreende 485 equipes matriciais, responsáveis pela gestão dos casos, e 836 equipes assistenciais, encarregadas da prestação direta de assistência. Ambas são compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Em Mato Grosso do Sul, serão estabelecidas oito equipes matriciais e 13 assistenciais, além da criação de equipes especializadas em pediatria. Os gestores locais terão autonomia para incluir outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Com a habilitação de todas as equipes, o investimento previsto é de R$ 887 milhões por ano.

Essa iniciativa, inédita no país, visa proporcionar uma assistência mais humanizada. Anteriormente, devido ao atendimento limitado, à escassez de profissionais com formação paliativa e às barreiras culturais, os serviços estavam concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, negligenciando as regiões Norte e Nordeste. 

Será designada uma equipe matricial para cada fração de território com 500 mil habitantes da mesma macrorregião de saúde e uma equipe assistencial para cada 400 leitos do SUS habilitados. Caberá aos estados solicitar equipes matriciais e aos municípios, equipes assistenciais, que poderão estar localizadas em hospitais, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar ou de atenção primária.

As equipes operarão em diversos pontos da rede de saúde, inclusive no atendimento domiciliar, com a função de auxiliar e capacitar outras equipes que atendem pessoas com necessidades de cuidados paliativos, visando uma prestação de cuidados eficaz e humanizada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados