Mato Grosso do Sul amplia vacina hexavalente para dois novos grupos, confira

A hexavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo B, hepatite B e poliomielite

Lethycia Anjos – 02/09/2024 – 09:38

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vacinação infantil é desafio no Estado (Prefeitura de Corumbá)

Em resolução publicada nesta segunda-feira (2), a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) ampliou temporariamente o público-alvo da vacina hexa-acelular (hexavalente) para incluir dois novos grupos até dia 30 de setembro de 2024, data de validade do lote atual da vacina.

A ampliação contempla bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação (até 34 semanas e 6 dias) ou com peso inferior a 1,5 kg ao nascer, além de filhos de mães vivendo com HIV/aids, expostos ou infectados.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a SES, a decisão considerou fatores como a validade do estoque e as recomendações do PNI (Programa Nacional de Imunizações), que sugere a imunização a partir dos 2 meses de idade, com idade máxima de 6 anos, 11 meses e 29 dias.

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza a vacina somente para os grupos especiais, com portadores de imunodeficiências ao nascer ou adquirida. O esquema vacinal indicado na 6ª edição do Manual dos CRIE 2023, consiste na aplicação de três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses (mínimo de 30 dias).

A vacina hexavalente protege contra seis doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo B, hepatite B e poliomielite. Portanto, as crianças vacinadas com a hexa-acelular nesta estratégia não devem receber a vacina VIP separadamente, pois esta já está incluída na formulação da hexa-acelular.

Vacinação nos 79 municípios de MS

A Rede de Frio já distribuiu as doses da vacina para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme a estimativa populacional. Com a adoção da estratégia especial, os municípios não precisarão solicitar doses adicionais via E-CRIE para o grupo ampliado.

Além disso, cabe aos municípios manter o controle individual das crianças vacinadas para garantir a conclusão do esquema vacinal em conformidade com as recomendações.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

br-163
horta
Cigarro