O tempo nublado e a garoa que caiu na manhã deste domingo (24), em Campo Grande, não impediu que fiéis participassem das celebrações pelo Domingo de Ramos em diversas paróquias e comunidades católicas da capital. Emoção e fé marcaram o público que participou das missas.

Na Paróquia São José, que fica na Rua José Antônio, muitos escolheram a missa das 9h para celebrar a data. Um deles era o aposentado Bento Arantes, que em seus mais de 80 anos, conta que não poderia perder a liturgia, principalmente hoje, em especial. Católico desde muito jovem, costuma participar de missas em outras comunidades da cidade todos os finais de semana.

Tempo de reflexão

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Reginaldo Padilha destacou a simbologia que envolve este dia. “É a data mais importante para os católicos, simbolizando a entrada de Jesus na cidade santa, Jerusalém, e também uma data importante porque encerra o período da quaresma”, explicou.

Carregando ramos nas mãos, famílias de fiéis e muitas crianças recebem bênçãos sacerdotais logo no início da celebração. A entrada do santuário ficou lotada.

“Essa data lembra a morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus nessa semana que é a semana maior e revela a beleza do amor de Deus”, completou o padre.

O fiel José Rodolfo morou quase 18 anos no Japão e retornou a Campo Grande no final do ano passado. Mesmo longe, conta que nunca deixou de celebrar a fé. Para ele, hoje é um dia de muita reflexão. “Serve para reflexão de todo ser humano, é uma data para ser acolhida e muito celebrada. A gente procura se apegar todos os dias, busca ser um ser humano melhor em meio a este mundo que está cada vez mais rebelde. Então é uma oportunidade para olhar pra dentro de nós”, analisou.

(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Quem também veio de longe foi a aposentada Rosalina Cardoso, que há muitos anos mora em Sorocaba, interior de São Paulo. Ela compartilha que foi muito emocionante e gratificante voltar a Campo Grande e na Perpétuo Socorro, especialmente no Dia de Ramos.

“É um momento da gente reviver e renovar, fortalecer a nossa fé, ver o sacrifício de Jesus por nós, o tanto que Ele nos amou, aceitando morrer na cruz por todos nós”, afirmou.

Missas especiais

Ao todo, serão celebradas 5 missas especiais hoje no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: as duas primeiras foram às 7h e às 10h, e as demais serão às 16h, 18h e 20h. O santuário fica na Avenida Afonso Pena, 377, bairro Amambaí.