Mais de 51,1 mil em MS fazem as provas de matemática e ciências da natureza do Enem neste domingo
Segundo dia do Enem acontece neste domingo e pode definir o futuro de muitos jovens que terminam o Ensino Médio
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (10) e deve mobilizar mais de 51,1 mil candidatos em Mato Grosso do Sul. No último fim de semana os candidatos fizeram as provas de linguagens e a redação e nesta segunda parte encaram os conteúdos de matemática e ciências da natureza.
Esta prova terá 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). O exame é a porta de entrada de milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado, e por isso, o fator nervosismo pode atrapalhar.
Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.
Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.
Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Perfil dos estudantes
Sobre a situação dos candidatos no Ensino Médio, 20.530 responderam que já terminaram esta etapa e 19.785 estão concluindo o 3º ano. Entretanto, 369 afirmam que não estão cursando ou não terminaram o Ensino Médio.
Já 10.515 candidatos alegaram que estão fazendo o Ensino Médio, mas não vão terminar em 2024. A maioria das pessoas que vão prestar o Enem tem 16 anos ou menos. Esse grupo soma 21.943. Já quem tem entre 17 e 20 anos totaliza 17.993.
A partir destas faixas etárias, o número de candidatos vai diminuindo. Por exemplo, quem tem entre 21 e 30 anos soma 6.829 participantes; dos 31 aos 59 são 4.345; e os idosos totalizam 89.
Perdeu a primeira prova?
Para aqueles que pretendiam fazer o Enem, mas perderam a primeira prova, o edital prevê que o estudante compareça no segundo dia e peça a reaplicação do primeiro exame.
O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 22h59 (de Mato Grosso do Sul) de 15 de novembro.
Entretanto, as solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se o pedido for aceito, a reaplicação será nos dias 10 e/ou 11 de dezembro.
Primeiro dia do Enem
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite do domingo (3) o balanço do primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2024. Conforme o governo federal, o país registrou 26,6% de abstenção e quase 5 mil pessoas foram eliminadas e impedidas de fazer o exame.
Na comparação os últimos dois anos, em 2024 o número de faltas foi um pouco menor. No ano passado, o primeiro dia do Enem registrou 28,1% de abstenções, e em 2022 as ausências somaram 28,3%.
Este ano, a região centro-oeste, que abrange Mato Grosso do Sul, contou com um número de inscritos superior a 2023. Em 2024, 84% dos concluintes do Ensino Médio se inscreveram para realizar a prova, enquanto em 2023 apenas 56,6% decidiram fazer o exame.
Apesar do crescimento exponente entre um ano e outro, Mato Grosso do Sul continuou como o estado do centro-oeste com o menor número de inscritos.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Dia do Pantanal: ‘Reconstrução’ do bioma passa por punição de quem ateou ou se aproveitou de incêndios
- Olho roxo, feridas nas mãos e pés: Mãe é levada para a delegacia por maus-tratos a menino em Campo Grande
- União deposita R$ 27,8 mi e fazendeiros deixam terras indígenas em MS dia 26 de novembro
- Sete testemunhas são ouvidas em audiência de ação que investiga Razuk por envolvimento no jogo do bicho
Últimas Notícias
Lei que cria o programa ‘Colo Para Mãe’ em Campo Grande é publicada
O programa é dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de mulheres gestantes, parturientes e puérperas em Campo Grande
Lewandowski descarta federalizar caso de assassinato de delator do PCC em Guarulhos
Por mais que o caso tenha resvalado em competência federal, Lewandowski afirmou que a atuação deve se limitar as autoridades de São Paulo
Campo Grande registra chuva e queda de 10°C no clima em terça-feira nublada
A sensação sentida na pele despencou de 10°C, saindo de 28,5°C para 19,2°C em pouco mais de 1h
Dívida de R$ 50 mil teria motivado briga entre policial aposentado e pecuarista que acabou baleado
Policial se aposentou mês passado e já foi preso por envolvimento em jogos de azar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.