Mais de 21 mil processos de CNH abertos na pandemia em MS vencem neste ano

Candidatos têm até 31 de dezembro para concluir os processos da primeira CNH

Karina Campos – 27/08/2024 – 06:48

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
detran
Detran-MS em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divulgou um novo alerta, nesta terça-feira (27), para os candidatos com processo da primeira habilitação em aberto. Mais de 21 mil cadastros feitos durante a pandemia vencem no dia 31 de dezembro deste ano.

Segundo o departamento, desde março, avisos estão sendo enviados por e-mail. Contudo, já faltam quatro meses para o fim do prazo. A Gexa (Gerência de Exames de Habilitação do Detran-MS), entra numa nova fase de convocação: dos candidatos que estão na etapa final para conclusão do processo e conquista da primeira habilitação.

“Atualmente o Detran possui 21.258 processos que se encontram na etapa do exame prático, fase final do processo de habilitação. Falta pouco para que esse candidato tenha sua CNH, é só planejar suas aulas e marcar seu exame com antecedência para realizar esta etapa com tranquilidade e obter um bom resultado”, explica a gerente de Exames de Habilitação, Lina Zeinab.

Existem 88 mil processos ativos, levando em conta todas as fases (exame médico/psicológico e exame teórico). Porém, para quem está nas etapas inicias, a sugestão é optar por um novo processo, reiniciando as etapas. “Para esse público é mais interessante começar outro processo para que tenha o prazo de 12 meses, assim poderá realizar as aulas e exames com maior prazo”, finaliza Lina.

Dos processos represados, já foram entregues 13.547 mil habilitações, ou seja, a PPD (Permissão Para Dirigir).

Roteiro

Devido às medidas impostas na pandemia, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adicionou os processos abertos em 2023 aos que já tinham sido prorrogados em deliberações anteriores, acumulando, assim, processos iniciados entre os anos de 2019 a 2023 e gerando uma demanda represada.

A última decisão do conselho, não contempla os candidatos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.

Os roteiros dos exames teóricos e práticos da Capital e do interior do Estado podem ser consultados no site no submenu “Roteiro de Exames”.

Conteúdos relacionados

calor