A FetecMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências), maior evento de ciências de Mato Grosso do Sul, que ocorre há 14 anos, deve selecionar 350 projetos finalistas e reunir 1.750 participantes na edição de 2024.

Neste ano, o tema escolhido foi “Vocês são as raízes que sustentam a ciência!”, uma reverência ao caráter regional da Feira e à importância da valorização do cenário científico e educacional local.

O coordenador da FetecMS, Ivo Leite Filho, acredita que o evento vai atrair participantes de outros países. “Por conta da Rota Bioceânica é possível que teremos representantes de alunos advindos do Paraguai, Argentina e Chile”, observa.

A FetecMS 2024 é uma iniciativa vinculada à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e ocorre na Cidade Universitária, em Campo Grande. No evento, os participantes e visitantes terão acesso a workshops e palestras ministradas por renomados pesquisadores.

Categorias e inscrições

As inscrições seguem até o dia 14 de julho e interessados devem realizar o cadastro no site: https://www.fetecms.com/. O evento abrange estudantes e professores das redes particular e pública, nos âmbitos municipal, estadual e federal de MS, assim como das demais regiões do país.

Para participar, é importante observar as regras específicas de cada categoria: estudantes do 4º ao 7º ano compõem a categoria Júnior, enquanto a FetecMS engloba alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além dos três anos do ensino médio, incluindo EJA, e estudantes do 1º ao 7º semestre do ensino técnico de nível médio.

Na categoria ‘FetecMS Fundect’, podem participar estudantes de escolas públicas e federais do ensino médio ou técnico integrado, que fazem parte do programa Pictec, idealizado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia). Além disso, a FetecMS Maker foi criada para os alunos que desenvolvem projetos científicos com protótipos ou produtos inovadores.

Os vencedores receberão medalhas, troféus e credenciais para Feiras Científicas nacionais, em uma cerimônia no Teatro Glauce Rocha.