Até julho, foram 1.214 denúncias no estado. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana

Entre janeiro e julho deste ano, o Ligue 180 registrou 1.214 denúncias efetuadas em Mato Grosso do Sul. O número representa aumento de 27,25% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O Ligue 180 é o contato da Central de Atendimento à Mulher, um número de telefone que recebe denúncias e ajuda no enfrentamento da violência contra a mulher em todo o Brasil.

Em MS, 715 das denúncias realizadas foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 499 denúncias foram feitas por uma terceira pessoa. 

Segundo levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o cenário onde mais situações de violência são registradas é a casa da vítima. 

Em relação à faixa etária das mulheres que sofreram algum tipo de violência denunciada no Ligue 180, a maioria foi de mulheres entre 25 e 29 anos, sendo 208 denúncias. 

As mulheres negras são as vítimas mais frequentes nas denúncias, 666 do total em MS, e são os seus companheiros (ou ex-companheiros) aqueles que mais cometem atos violentos (577 casos).

Serviços e atendimento pelo Whatsapp

 “O Ligue 180 é um canal que orienta as mulheres sobre os mais diversos direitos que elas têm, além dos serviços especializados que estão mais próximos dela”, explica Ellen Costa, coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher.

“Às vezes a mulher tem medo de seguir em frente com uma denúncia, porque ela acha que vai perder a casa ou a guarda dos filhos, por exemplo. Então as atendentes do canal repassam informações importantíssimas para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas”, completa a coordenadora.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, também é possível acionar o serviço via chat no Whatsapp, pelo número (61) 9610-0180.