Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça publica portaria sobre participação de crianças e adolescente no Carnaval de Corumbá

Regras valem para os desfiles de rua, blocos e os bailes de Carnaval
Fábio Oruê -
carnaval
Carnaval - Ilustrativa (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Vara da Infância e de definiu as regras para crianças e adolescente que querem participar das festas de neste ano, em Corumbá. A portaria é válida para o período carnavalesco.

Em 2024, o Carnaval acontece entre 9 e 13 de fevereiro, mas algumas regras valem ainda até o dia 19. A portaria foi assinada pelo juiz da Vara da Infância e Adolescência, Maurício Cleber Miglioranzi.

Desfiles de rua

Em relação aos desfiles de rua (escolas de samba, trios elétricos, blocos) e concentrações em locais abertos, as crianças e adolescentes podem assistir sem limitação de horário, desde que estejam com os pais ou responsáveis, sem que os exponham a situação de risco.

Entretanto, somente crianças maiores de 8 anos podem participar dos desfiles de rua, acompanhadas ou autorizadas pelos responsáveis. Além disso, a ala deve ser própria, com monitores adotando todos os cuidados para impedir risco à segurança ou à integridade física. Adolescentes a partir de 12 anos também devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Bailes de Carnaval

Já em relação a bailes, clubes e outros recintos, abertos e fechados, as crianças (menores de 12 anos) somente podem participar de matinês, encerradas até 21h, acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Os adolescentes (a partir dos 12 anos) podem participar de bailes carnavalescos em clubes e outros locais fechados, acompanhados ou autorizados por seus pais ou responsáveis.

Os promotores ficam responsáveis pelo controle de ingresso dos menores de idade e devem ter atenção especial para proibir o consumo de álcool ou outras substâncias. Além disso, as crianças e adolescentes devem estar com pulseira vermelha como identificação.

Caso o responsável legal esteja em situação que exponha risco no menor, como estar bêbado ou sob efeito de drogas, a segurança deve aplicar as medidas legais cabíveis, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Penalidades

Para viabilizar a fiscalização, os menores e os pais devem estar com documento pessoal de identificação com foto e a certidão de nascimento – para os menores de 12 anos de idade.

As autorizações dos pais/responsáveis deverão ser feitas por escrito e assinadas por ambos genitores ou pelo responsável legal, exigido o reconhecimento de firma em Tabelionato.

O descumprimento sujeitará aos responsáveis à pena de de três a 20 salários mínimos, aplicando o dobro em caso de reincidência. Além disso, são consideradas crianças, até 12 anos incompletos; já adolescentes, a partir dos 12 anos completos até os 18 anos de idade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via