No dia 10 de julho o Salão Nobre do Congresso Nacional será palco da entrega do Prêmio Zilda Arns, que reconhece pessoas e instituições que contribuíram na defesa dos direitos das pessoas idosas. Na ocasião, a Irmã Sílvia Vecellio, presidente de Honra do Hospital São Julião, de Campo Grande, será homenageada.  

O nome da religiosa foi anunciado pela Câmara Federal nesta terça-feira (11). Senadores e deputados indicaram personalidades de todo o país. Desses, cinco foram contemplados, entre eles, o nome da Irmã Sílvia, que acompanha de perto o tratamento de pacientes com hanseníase e idoso no hospital. 

Irmã Sílvia com paciente. (Reprodução).

Além dela, também serão homenageados a Associação Assunção, de Goiás, a Associação Beneficente Cristã Casa de Maria, de Minas Gerais, o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Rio de Janeiro, e a Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade), da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). 

O prêmio 

O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, irmã do Cardeal D. Evaristo Arns, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas com o objetivo de proteger da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência, crianças em situação de vulnerabilidade. 

A médica fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, organizações ligadas à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 

Irmã Sílvia foi indicada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que afirmou que ela será “agraciada por esse prêmio em reconhecimento ao exemplo de devoção, de carinho, exemplo de abnegação, comprometimento com as pessoas idosas”.