Moradores da Favela dos Anjos, no Parque do Lageado, em Campo Grande, receberam intimação para desocupação sob de diária de R$ 1 mil por dia. Agora, as famílias têm 15 dias para abandonar o espaço.

Janeclelia Gonçalves é auxiliar de limpeza e saiu de há três anos para morar na comunidade, junto aos filhos e o marido. Ela foi uma das pessoas que recebeu a intimação da 1ª Vara de Pública e de Registros Públicos, emitida pela Prefeitura de Campo Grande.

“Aqui tem uns 300 moradores, eu estou com minha filha de oito anos e meu menino de seis. Estou desesperada, pois não tenho onde morar. Vim para cá tentar a vida, trabalhar e arrumei [moradia] nessa favela o lugar para morar, agora vão demolir e estou com medo. Não tenho para onde ir, não tenho família aqui”, lamenta.

Outra moradora, que faz psicanalista clínica, também passou a viver na região há três anos. Ela relata que alguns lotes são do município e outros de empresa privada.

“Infelizmente, os donos entraram com recurso e ganharam a causa, agora temos 15 dias para as famílias serem. A gente passou por um temporal muito feio, tempos atrás, inclusive a mídia teve por aqui, e, agora, a gente está com esse infortuno”.

Corredor da comunidade (Leitor Midiamax)

A reportagem questionou se a prefeitura tem prestado assistência aos moradores e, em nota, a Ehma (A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) informou que já atuou de forma emergencial para prestar assistência aos moradores desta ocupação em outras oportunidades. No entanto, não dispõe de um levantamento completo sobre as características específicas da comunidade.

“Cabe destacar que a ocupação em questão surgiu em 2020, e a Agência tem enfrentado uma demanda significativa de auxílio a ocupações mais antigas”.