O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou, pela terceira vez, o alerta da onda de calor para o Mato Grosso do Sul. O período de temperaturas acima da média vai até às 23h59 de domingo (12), completando 16 dias de onda de calor no Estado, a maior já enfrentada até então.

Durante esse período, o Estado registra temperaturas até 5°C acima da média. Em pleno outono, estação que deveria registrar temperaturas mais amenas, a onda de calor eleva os termômetros acima dos 30°C. O aviso do Inmet ressalta que a condição pode causar grande risco à saúde.

A onda de calor começou dia 6 de maio e deve terminar dia 12. A orientação é ingerir bastante água, umidificar o ambiente, evitar exposição ao sol e desgaste físico em horários mais quentes.

Um mês sem chuva

Nos acumulados de precipitação previstos pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) não haverá chuvas até o dia 22 de maio, com exceção de chuvas pontuais em Porto Murtinho, extremo sul e sudeste do Estado.

Em Campo Grande, a última chuva significativa foi registrada no dia 16 de abril, inclusive, com alagamento em bairros. Os sistemas de drenagem na cidade não foram suficientes para escoamento da água em vários pontos.

Já o último registro de chuva no Estado foi em Corumbá, com baixo volume e chuva isolada, no dia 21 de abril. Nos primeiros 15 dias do mês, a região pantaneira marcou de 40 a 60 milímetros de água. Corumbá ainda pontuou 28% do que era esperado para a quinzena, com apenas 47,4 milímetros.