O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta da onda de calor e baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (19), para todo o Mato Grosso do Sul. A condição favorece o risco à saúde e incêndios florestais.

Agora, a onda de calor se prolonga até às 12h de quarta-feira (21), com aviso laranja, que indica grau de severidade de perigo. Nesse período, as temperaturas ficam, em média, de 3 a 5°C acima do normal. Nesta segunda, por exemplo, a máxima pode chegar aos 40°C, em pleno inverno.

Já a região do bolsão e extremo norte do Estado enfrentam “grande perigo” para baixa umidade do ar. O aviso vermelho é válido das 14h às 17h, desta segunda-feira. O índice pode ficar abaixo de 12%. A condição é de grande risco para incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e ressecamento de pele.

Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

tempo
Alertas gigantes no Estado (Inmet)

Esquenta e esfria

Em um agosto completamente atípico, a população vive extremos variando em questão de dias. No fim de semana do dia 10, foi registrada mínima de 0,3°C, já no domingo (18), a temperatura chegou a 41,2°C. E lá vem uma nova frente fria por aí.

A semana deve ser de muito calor no Mato Grosso do Sul, com o fim da onda de calor previsto para esta segunda-feira (19). Até quinta-feira (22), os dias devem manter a tendência de muito calor e baixa umidade do ar.