Incêndios no Pantanal sul-mato-grossense têm 6 pontos de atenção e um foco ativo, traz relatório

Informações constam no Relatório Diário do Combate aos Incêndios Florestais, divulgado pelo Corpo de Bombeiros na noite da segunda-feira (8).

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Incêndio Pantanal Maracangalha
(Divulgação, IHP)

O Pantanal sul-mato-grossense tem 6 pontos de atenção e apenas um foco ativo. As informações constam no Relatório Diário do Combate aos Incêndios Florestais, divulgado pelo Corpo de Bombeiros na noite da segunda-feira (8).

O documento descreve que os pontos de atenção estão ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri e do Paraguai Mirim; a sudeste de Corumbá, nas regiões do Pantanal do Nabileque (próximo ao Buraco das Piranhas), da Nhecolândia (próximo ao Rio Taquari), e do Rio Abobral, e do Porto Rabicho.

O relatório ainda descreve que apenas na região do Paraguai Miriam há foco ativo, atualmente. Além disso, uma das regiões mais preocupantes, o Pantanal do Nabileque, próximo ao Buraco das Araras, teve incêndio ativo desde o último dia 22 de junho extinto, “apenas com pontos com fumaça dentro da área queimada”.

Para conferir o relatório completo, clique AQUI.

Mesmo sem chuva, temperatura mais amena pode aliviar situação das queimadas no Pantanal

Terra e vegetação seca. Esta ainda é a condição de Corumbá, umas das cidades pantaneiras mais atingidas pelo fogo. No entanto, a frente fria que atinge Mato Grosso do Sul, traz esperança para a região que sofre com a situação há cerca de 3 meses. A temperatura mais amena ajuda a reduzir as possibilidade de focos de incêndio.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a temperatura na região está em torno de 15°, nesta segunda-feira (8), e umidade relativa do ar entre 55 e 65%. Para o meteorologista, Vinícius Sperling, a mudança no clima pode contribuir para redução das queimadas.

“É uma melhora em relação aos últimos dias. Isso esfria o material combustível que está pronto para queimar, a umidade mais alta também pode ser fator favorável, porém o solo continua muito seco”, afirma com informações baseadas no acompanhamento feito nas estações na área urbana de Corumbá e na fazenda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na Nhecolândia.

Pantanal sul-mato-grossense (Foto: Henrique Arakaki, arquivo Midiamax)

Ainda, segundo o meteorologista, o tempo continua seco na região e a previsão é de chuva isolada e com pouca intensidade para a próxima quarta-feira (10).

“Caso a chuva venha, pode amenizar ou diminuir a quantidade de focos de calor. O mais provável para o Pantanal é aumento de nebulosidade, queda significativa das temperaturas e possibilidade de chuva fraca, de chuviscos”, explica.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

fogo
calor