O incêndio que afetou uma área de vegetação no bairro Rita Vieira, na madrugada desta quinta-feira (22), deixou cerca de 3 mil usuários de Campo Grande sem internet. Quem mora na região também ficou sem energia elétrica, conforme o Corpo de Bombeiros.
Segundo apurado pela reportagem, as chamas do incêndio no terreno localizado na Avenida Rita Vieira foram tão altas, que danificaram vários fios da rede, deixando os usuários sem internet e energia desde as 5h.
Por isso, quem passa no local vê equipes de quatro empresas diferentes atuando na manutenção da fiação, para, enfim, restabelecer a conexão de internet e telefonia. Pela manhã uma equipe da Energisa esteve no local fazendo o restabelecimento da energia.
Segundo o funcionário de uma das empresas de internet, que preferiu não se identificar, os cabos de internet e telefonia são revestidos de plástico, diferente dos fios de energia elétrica, revestidos por metal. Por isso, devido ao calor, todos ficaram comprometidos.
Caos na vizinhança
E como todo incêndio de grandes proporções, este deixou rastros que atrapalham a rotina de quem vive ou trabalha na região afetada. Em uma empresa de autopeças, funilaria e pintura de carro, que fica nas proximidades do terreno, funcionários explicam que precisaram suspender alguns serviços devido às fuligens e poeira.
“Os clientes ligam perguntando se a pintura do carro foi concluída, mas tivemos que suspender o serviço porque a fuligem e a poeira grudam na tinta e isso prejudica o resultado, fica manchado. Essa situação vai fazer a gente perder uns dois ou três dias de trabalho”, lamenta.
Conforme outro funcionário, ele trabalhou até mais tarde e deixou a empresa por volta das 4h. Quando saiu, não percebeu que o incêndio havia começado.
“Não tinha vestígios de incêndio. Deve ter começado mais tarde. A gente não sabe o que aconteceu, mas muitas pessoas costumam vir aqui jogar entulho e ateiam fogo”, explica.

Incêndio
O motivo do incêndio ainda não foi confirmado, mas, o Corpo de Bombeiros acredita que se trate de fogo criminal. Conforme moradores, o terreno é propriedade privada e está sempre recebendo manutenção do proprietário.
Com focos de incêndio desde a madrugada, toda a parte de grama está queimada. Agora, o fogo avança para uma vegetação densa que fica ao fundo de onde o fogo começou. Cerca de 76 hectares foram queimados.
O Corpo de Bombeiros permanece no local desde as 2h, quando foram acionados pela primeira vez. Segundo apurado, a equipe não pode atuar com combate direto já que há muito material combustível – vegetação – e vento intenso. Os aceiros têm sido a melhor estratégia para conter o fogo.
Na lateral do terreno atingido tem um segundo terreno particular, de outro proprietário. Pela manhã uma empresa terceirizada esteve no local, com maquinário, realizando a limpeza para que, caso o fogo avance, não haja mais combustível.
Por fim, nenhum animal foi atingido pelo fogo e o Corpo de Bombeiros, até o momento, não encara a situação como um risco para empresas e indústrias que ficam ao redor do incêndio.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.