O incêndio no estoque de pneus ecológicos de um barracão da Avenida Cônsul Assaf Trad, no bairro Coronel Antonino, começou em uma caldeira da empresa, por volta das 22h de quarta-feira (8), e tomou grandes proporções na manhã desta quinta-feira (9).

O proprietário Yuri Vinícius Vieira informou que câmeras de segurança do local registraram que o início das chamas foi na caldeira. As madeiras atingidas pelas chamas são usadas na combustão do recipiente metálico. Altamente inflamável, as madeiras e pneus foram atingidos, criando a fumaça intensa vista em vários pontos de Campo Grande nesta manhã.

“Somos uma empresa que reforma e recicla pneus. Acordamos às 6h com a notícia que tinha pego fogo, o vizinho me ligou e meu pai mora aqui perto, foi comprar pão e viu. Corremos para tentar conter. Os bombeiros chegaram em 20 minutos. Graças a Deus, tenho que agradecer que ninguém se machucou, agradecer os vizinhos, os bombeiros e as pessoas que ajudaram”.

Ainda conforme o empresário, a estimativa de prejuízo pode ultrapassar R$ 200 mil, apesar de atingir apenas o estoque. “Poderia ter sido muito pior, o fogo atingido as máquinas, a caldeira, a matriz. O fogo não chegou a 90% da empresa, não machucou ninguém, nenhum funcionário. Eu sou novo, agora é trabalhar e conquistar tudo de novo. Isso vai (prejudicar) uns 5 a 6 dias, e vamos continuar. No meu ramo, todo mundo já passou por isso. Só aqui em Campo Grande, uns dois concorrentes já passaram. Agora, vamos trabalhar e resolver”.

Fogo está isolado (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Medidas de segurança

Tenente do Corpo de Bombeiros, Max Sousa Tosta ressalta que serão verificados se a empresa possui medidas preventivas instaladas, como reserva de água e hidrantes. A brigada de incêndio é essencial para incidentes de combate ao fogo, já que o barracão abriga produtos altamente inflamáveis.

“Estamos com 10 bombeiros, mas no início, o essencial foi a identificação (do incêndio) para o CIOPS, bombeiros que estavam indo para o serviço, que ajudaram o proprietário e uma guarnição da Polícia Militar a isolar o local, que não estava em chamas ainda. Isso ajudou a controlar, o fogo está isolado. Vai demorar bastante até debelar, pois há muita madeira, os pneus estão protegidos, tem uma caldeira que está protegida, fora de risco. Vamos continuar com algumas táticas, está chegando nossa retroescavadeiras. A caldeira é perigosa por risco de explosão, madeira e pneu queimam com intensidade e profundidade, a gente utiliza muita água, por isso estamos numa tática de abrir, resfriar e jogar terra em cima”.

Mais de quatro mil litros de água foram utilizados no combate. Apesar da fumaça ainda tomar conta de ruas da região, o fogo está contido, sem risco de propagação.