Moradores do Bairro Bom Retiro, na região do Nasser, em Campo Grande, vivem na insalubridade com os constantes incêndio em vegetação que atingem a região. Nesta segunda-feira (29), um desses casos gerou uma fumaça enorme que era vista de longe.

Pedreiro de 44 anos, Lucimar Pereira teve que sair do trabalho para impedir que o fogo desta tarde atingisse sua residência. “Tô cuidando e jogando água pra não chegar até o meu barraco. Quem me avisou foi um amigo do meu trabalho. Disse: ‘ó tá pegando fogo lá pros lados da sua casa’. Aí eu vim correndo aqui. É muito triste, algum maldoso fez isso e foi embora”, reclama ao Jornal Midiamax.

incêndio
Incêndio no Bairro Bom Retiro (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Segundo os moradores, o fogo no final da Rua Jobe de Matos está queimando desde às 10h da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas no tempo em que a equipe esteve no local, os militares não apareceram. A reportagem apurou junto à corporação que as viaturas estavam empenhadas em outras ocorrências, mas o incêndio estava na ‘fila’.

Enquanto isso, a população sofre com a fumaça em um dia seco e quente que fez em Campo Grande, favorecendo as crises respiratórias. Além disso, a fuligem que desce das chamas suja toda a casa. Moradores também denunciam que o local é ponto de descarte irregular e queima de lixo.

“Eu moro aqui desde o começo, entre 2017 e 2018. Isso sempre acontece. Pessoal vem aqui despejar lixo, todo fim de tarde eu vejo gente vindo aqui de caminhonete tacar fogo e jogar lixo. Eu sou cadeirante, se o fogo chegar até aqui, não sei o que fazer”, diz o aposentado Nadir Ribeiro, de 69 anos.

incêndio
Local é ponto de descarte de lixo irregular (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“É muito difícil, a gente liga pro bombeiro e eles demoram pra vir. Me disseram que já ligaram, mas até agora nada. A nossa realidade aqui é difícil. Situação de abandono”, reclama ao Jornal Midiamax.

incêndio
Incêndio está ao lado de casa com cadeirante (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)