Apesar do cenário cinza, fuligem e estrutura queimada, o incêndio que atingiu o supermercado Pires, no bairro São Jorge da Lagoa, em Campo Grande, danificou apenas a parte externa e equipamentos antigos. Os funcionários agilizam a limpeza dos danos para abrir o estabelecimento ainda nesta sexta-feira (17).

O fogo começou por volta das 2h, aparentemente, em uma lixeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Segundo o gerente operacional da rede, Gustavo Rodrigues, não há mais focos do fogo, com isso, o atendimento ao público deve seguir normal, mas só depois que terminarem os trabalhos de limpeza. A “parte vital” do supermercado não foi danificada.

Foram instaladas caçambas de lixo para recolher o entulho formado pelo incêndio. O gerente diz que o fogo destruiu arquivos antigos, que precisavam ser guardados, além de equipamentos que não estavam em uso, como gôndolas, balcões e expositores.

A parte onde o fogo danificou seria demolida futuramente, já que a gerência tinha planos de ampliar o estacionamento. Agora, após a limpeza, o local será definitivamente destinado à área de estacionamento.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)
Equipes realizam limpeza (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Os equipamentos de controle de incêndio, como extintores, ficam na parte interna do estabelecimento e não tiveram danos. O gerente ressalta que as equipes vão conferir as mercadorias perecíveis e outros itens. Caso a energia não seja restabelecida, eles precisam passar os produtos perecíveis e que precisam de refrigeração para outra loja.

Prejuízo

Um carro gerador de energia foi acionado para restabelecer a luz no prédio, pois o fogo atingiu a fiação. Por enquanto, não há uma previsão do valor de prejuízo.

Gustavo esclarece que há câmeras de segurança instaladas no trecho que vão auxiliar na apuração das causas do incêndio. “Possível pane elétrica”, disse.

Inicialmente, algumas lojas ficaram sem energia, mas uma equipe da Concessionária Energisa já restabeleceu o abastecimento. Nas casas da região, a energia foi interrompida de madrugada, por volta das 2h, e reestabelecida por volta das 7h.

O proprietário de uma loja de construção em frente ao supermercado escutou o barulho do incêndio e se assustou com a proporção das chamas. O seu comércio não foi afetado. “Até achei que fosse aqui no nosso depósito, mas vi os Bombeiros ali no mercado. Ação foi rápida”.

A calçada está tomada por entulho queimado e fuligem. Os funcionários, que chegaram para trabalhar, foram surpreendidos com o cenário. A equipe iniciou a limpeza da área externa.

Supermercado deve abrir hoje (Alicce Rodrigues, Midiamax)