Impulsionado pelo fim de ano, MS confirma 558 casos de Covid na segunda semana de janeiro
Em Campo Grande, houve aumento na demanda por testes, mas taxa de positividade se mantém
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em duas semanas de 2024, Mato Grosso do Sul tem 971 casos confirmados de Covid-19, sendo 558 apenas nos últimos sete dias. As comemorações de fim de ano podem ser a explicação para o aumento nos casos da doença, controlada com vacinação.
Boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostra que na segunda semana do ano, o município de Naviraí confirmou 243 casos de Covid-19. Enquanto Campo Grande teve 90 confirmações e Dourados 29.
Chama atenção o número de mortes, sendo quatro nas primeiras semanas do ano. As vítimas tinham entre 52 e 94 anos e comorbidades. Não há informações se haviam sido vacinados contra a doença.
Estabilidade de casos em Campo Grande
Em Campo Grande, houve aumento na procura por testes desde novembro de 2023, com taxa de positividade variando entre 20% e 25%. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) acredita que a mudança no padrão de procura se deve às festas de fim de ano e férias.
Em dezembro de 2023, foram coletados 5.134 testes, sendo 1.129 positivos, o que representa uma positividade de 21%. Já em janeiro de 2024, no período de 1º a 15, foram coletados 1.805 testes, sendo 429 positivos, sendo a taxa de positividade de 23,77%.
Apesar dos casos serem considerados estáveis, a Sesau reitera a importância da população manter as medidas de prevenção, sobretudo aqueles que pertencem aos chamados grupos de risco. Em casos de sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste, reduzindo assim a circulação do vírus.
É válido ressaltar, ainda, que os casos não refletem na internação e óbitos, reflexo da alta cobertura vacinal do município. Lembrando que o teste está disponível nas unidades básicas e de saúde da família, assim como a vacina.
300 mil pessoas não se vacinaram em MS
Dados da SES indicam que, em todo Estado, mais de 300 mil pessoas ainda não receberam nem a primeira dose da vacina, o que corresponde a 11% do público de 2,6 milhões de pessoas. Os números são praticamente os mesmos que os registrados em junho do ano passado, conforme noticiado pelo Midiamax.
Na faixa etária de crianças entre 5 e 11 anos, 118.240 estão com a primeira dose da vacina em atraso, ou seja, 39,3% do total de crianças aptas a se vacinarem. Já em relação à segunda dose, 67.564 crianças ainda não receberam o imunizante. Ao todo, 301.008 crianças estão aptas a receber o imunizante em MS.
Priscilla Peres, Jornal Midiamax
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Influenciadora digital morre ao ser arrastada por enchente em Uberlândia
Algumas pessoas tentaram ajudar o casal, mas o carro foi levado pela força da água
Homem tentou matar esposa por ciúme do filho dela em Dourados
Mulher sofreu agressões e ameaças de morte do marido
Yamandú Orsi é eleito novo presidente do Uruguai
Presidente Lula já parabenizou esquerdista pela vitória nas redes sociais
Jovem sofre golpes de faca, facão e madeira e é socorrido em estado gravíssimo em Angélica
Vítima teve afundamento no crânio e ficou com rosto desfigurado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.