Portaria publicada pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) cria Reserva Particular do Patrimônio Natural em fazenda localizada em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A publicação saiu nesta quarta-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União).

Segundo a portaria assinada pelo presidente Mauro Oliveira Pires, do ICMbio, a reserva foi batizada de ‘Howard Quigley’. O nome faz referência a um biólogo internacionalmente conhecido pelo trabalho com a vida selvagem. Ele morreu em 2022.

O ICMbio detalha que a reserva tem área total de 633 hectares e será administrada pelo instituto Panthera Brasil, que tem parceria técnica com os proprietários da fazenda.

O instituto é uma ONG (Organização Não Governamental) que se dedica aos trabalhos de conservação de nove espécies de felinos, entre elas a onça-pintada.

O biólogo que agora batiza a reserva particular fazia trabalhos juntamente com o braço americano da ONG Panthera.

Panthera coordenou trabalho que rendeu registro raro de onças

Onça avistada em paliteiro na Serra do Amolar (Foto: Divulgação, SOS Pantanal)

Em julho do ano passado, a ONG Panthera Brasil coordenou trabalho conjunto com o Instituto SOS Pantanal que rendeu registro raro.

Pela primeira vez, uma onça-pintada foi avistada em ‘paliteiro’, galhos de árvore, na Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

“A fêmea em cima de uma árvore vai ao encontro de um estudo recente, realizado pelo Onçafari, SOS Pantanal e Panthera, além de outros institutos, que mostram que a grande maioria destes animais vistos em cima das árvores são fêmeas ou fêmeas com filhotes, então, este é um padrão avaliado lá na região de Miranda e que tende a ser um padrão normal nas outras regiões do Pantanal”, disse à reportagem, na época, o médico veterinário no IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Diego Viana.