A maior densidade demográfica em Mato Grosso do Sul ocorre em um presídio. Esta é uma das várias informações divulgadas nesta quinta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir de informações preliminares sobre o censo realizado em 2022.

Dentre as curiosidades, está justamente a que abre esta matéria: a maior densidade demográfica (pessoas/km²) foi encontrada em um setor de presídio: O Presídio de Rio Brilhante abriga 167 pessoas em seu único domicílio coletivo. A área do setor censitário é de 1.874m² (0,0019km²).

Com isso, neste setor, a densidade demográfica é de 105.122 pessoas por km² ou 0,1 pessoas por m² em unidades mais próximas do dia a dia. Isso faz com que o setor seja o mais denso do Estado.

Além disso, o IBGE aponta que a menor densidade demográfica fica em um setor censitário de Porto Murtinho: com 2.123,4 km² de área, abriga apenas 17 moradores. Com isso, sua densidade demográfica é de apenas 0,008 pessoas por km².

Outro dado curioso é que a Região Urbana do Centro de Campo Grande perdeu quase 15% da população – o que indica migração para os bairros ou até mesmo um processo de gentrificação. No Centro, o número de moradores passou de 71.037 habitantes em 2010 para 61.653 pessoas em 2022, o que equivale a uma diminuição de 13,21%.

Todas as informações foram disponibilizadas na página especial do Censo 2022 no site do IBGE.

Dados preliminares e densidade censitária

Nesta etapa do Censo 2022, foram apresentados os agregados por setores censitários, com informações sobre as malhas de setores censitárias e sobre população e domicílios. A primeira publicação disponibiliza arquivos para download com informações por Setor Censitário, dos totais de pessoas e de domicílios investigados em todo o Território Nacional.

Já a Malha de Setores Censitários preliminares contém os arquivos, em formato vetorial digital, dos Setores Censitários que representam o território brasileiro para os censos e pesquisas do IBGE.

Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Os resultados estão disponíveis no portal do IBGE e no Panorama do Censo, onde podem ser visualizados por meio de mapas interativos, com a possibilidade de busca direta por localidades específicas, além da seleção de um ou mais distritos, subdistritos ou setores censitários de um determinado município.

Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários, para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.