Ibama contrata táxi aéreo para ajudar no combate aos incêndios do Pantanal

Equipado com o Bambi Bucket, a aeronave pode carregar até três mil litros de água, permitindo uma resposta rápida e eficiente aos focos de incêndio

Graziela Rezende – 27/08/2024 – 12:53

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Omni Táxi Aéreo/Divulgação)

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estabeleceu um contrato, de seis meses, com uma empresa de táxi aéreo, intensificando a luta contra os incêndios na região do Pantanal.

Nesta terça-feira (27), conforme a empresa contratada, o helicóptero passa por manutenção e será apresentado em Brasília no dia 1° de setembro. No dia seguinte, a intenção é que já esteja em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, aguardando demandas onde estiver, sem uma base fixa.

Helicóptero tem capacidade para carregar até três mil litros de água

O número crescente das queimadas florestais têm aumentado exponencialmente e ameaçam o meio ambiente a cada ano. Para esta missão, será utilizada a aeronave Airbus H225, um helicóptero bimotor de grande porte com capacidade para transportar até 19 pessoas.

Equipado com o Bambi Bucket, a aeronave pode carregar até três mil litros de água, permitindo uma resposta rápida e eficiente aos focos de incêndio.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, o Ibama está ampliando sua capacidade nas operações aéreas, para combater incêndios florestais no Pantanal e na Amazônia, sendo que o uso do helicóptero de grande porte possibilitará “ganho de eficiência, passando do transporte de apenas quatro brigadistas por viagem para 19, permitindo maior tempo de ação nas linhas de combate do fogo”.

Além disso, afirmou que a capacidade de transporte de água está aumentando em cinco vezes e que o lançamento concentrado de volume de água nesses locais será de grande auxílio às equipes de terra, o que somente é possível com helicópteros desse porte.

A operação contará com uma equipe especializada, composta por piloto, copiloto, mecânicos e mestres de carga, que trabalharão em conjunto com os brigadistas do Ibama.

Conteúdos relacionados

jazigo cemitérios