Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Humilhação todo dia’: Funcionários da Clínica Carandá Bosque amargam à espera de acordos

Coren-MS interditou espaço na segunda-feira por descumprimento de TAC
Karina Campos -
clinica
Clínica Carandá, em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) decidiu que a Clínica Carandá deve afastar 50% do quadro de profissionais da enfermagem das atividades a partir desta terça-feira (13). Entre aqueles que já atuaram na unidade, a espera de trabalhadores é amarga no aguardo de acertos e pagamentos em atraso.

Preferindo anonimato, um ex-funcionário revela que a rotina era exaustiva diante de humilhações, insegurança e falta de amparo financeiro. Para se ter uma ideia, era necessário pagar a própria condução e trabalhar mesmo com o salário em atraso.

“O funcionário ficava sem condições para trabalhar pelo fato de não ter dinheiro para abastecer a moto ou carro, ou até pegar ônibus. Todo dia era arriscado trabalhar, não se tinha segurança, não tinha material suficiente e tinha pacientes agressivos que avançavam contra os funcionários e não tinha como se defender”.

Outro funcionário diz que os setores enfrentavam falta de limpeza diante da precariedade para compra de materiais e equipe suficiente. “Tem mofo, goteira, canos quebrados, vazamento por todo canto. Também há gravidade de que há assinaturas falsificadas para receitas, contratos e até internação”.

Funcionários esperam pagamento

Contudo, um ex-funcionário, que prefere não ser identificado, conta que suportou a insalubridade do posto de trabalho por alguns meses. Ele faz parte do grupo que ainda aguarda o acerto trabalhista.

“Quando saí, nem obrigada me disseram. Saí sem receber nada. Todo funcionário sai sem receber, sem depósito do décimo terceiro e nem FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Conheço um advogado que atua em causas contra a clínica e ele foi sincero em dizer que nem adianta entrar com processo, pois a clínica não tem dinheiro para pagar”.

Já outro trabalhador completa alegando que a empresa pode declarar falência. “Tenho conhecimento de que os proprietários estão penhorando bens. Portanto, não temos nem previsão ou se vamos receber o que trabalhamos”, lamenta.

A reportagem tentou contato com a clínica por ligação no telefone fixo do espaço, mas sem sucesso. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Interdição

O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) autuou, na tarde desta segunda-feira (12), a Clínica Carandá por descumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que tratava do déficit de profissionais da enfermagem firmado em 2023.

A clínica deve afastar 50% do quadro de profissionais da enfermagem a partir desta terça-feira (13). O Procurador-Geral do Conselho, Douglas Cardoso, leu o Termo de Interdição e explicou aos representantes da clínica os trâmites.

Frequentes reclamações

Não é a primeira vez que funcionários revelam a precariedade financeira ao Jornal Midiamax; os relatos eram mensais. Muitos ingressaram na justiça e esperam acordos oficializados. Entretanto, outros esperam a negociação direta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado