O Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está completando 49 anos e, em comemoração à data, o presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, cumpre agenda em Mato Grosso do Sul nesta semana. Também estão previstas inaugurações e assinaturas de ordens de serviços relacionadas a melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos.

Durante a visita ao Humap-UFMS, será realizada a cerimônia de aniversário dos 49 anos do Hospital que se consolidou como referência estadual em doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade no tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, diagnose, cirurgia cardiovascular, hemodiálise e neurologia, gestação de alto risco, urologia, tratamentos com tomografia ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O Hospital conta com 210 leitos e realizou, no período de junho de 2022 a junho de 2023, 127.859 atendimentos ambulatoriais e 11.180 internações.

Já em Dourados, o presidente da Ebserh realizará visita técnica para conhecer as instalações físicas e realizar reuniões com a Governança do HU-UFGD e também falará com a imprensa. O objetivo é fortalecer parcerias para a melhoria dos serviços prestados via SUS. Com 168 leitos credenciados, o Hospital realiza mais de 326 mil atendimentos por ano, abrangendo Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Obstétrica (referência para gestação de alto risco), Clínica Pediátrica, Saúde Mental, consultas e exames.

Localizado na macrorregião de Dourados, o HU-UFGD é referência em média e alta complexidade, atendendo 33 municípios e uma população estimada em mais de 880 mil habitantes. O Hospital é reconhecido pelo atendimento à população indígena, sendo o terceiro em número de internações de pessoas indígenas no país.