Municípios de Mato Grosso do Sul estão na lista das maiores temperaturas do país registradas neste fim de semana, conforme levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão, para este domingo (18), é de cenário semelhante com calorão e baixa umidade relativa do ar. 

Campo Grande foi a capital que registrou a menor umidade relativa do ar no sábado (17), com 13%, semelhante ao clima de deserto. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o recomendável para a saúde humana é de um índice de 60%. 

Já no ranking nacional, Sonora registrou o segundo menor índice do país, com 10%. Chapadão do Sul e Paranaíba marcaram 12%, ficando na oitava e décima colocação, respectivamente. 

Ainda no sábado, a região de Nhumirim, no Pantanal sul-mato-grossense, marcou a terceira maior temperatura do Brasil, com 40.1ºC. Aquidauana e Corumbá ficaram no quinto e sexto lugar, respectivamente, com 39.9ºC. 

Mato Grosso do Sul está sob dois alertas do Inmet que apontam para onda de calor e baixa umidade do ar em todos os 79 municípios. Está previsto aumento de temperatura 5ºC acima da média até às 12h de segunda-feira (19). A umidade do ar até o fim deste domingo deve variar entre 30% e 20%.

MS está sob dois alertas. (Fonte: Inmet)

Operação Pantanal II

Na última sexta-feira (16), a Operação Pantanal II registrou a marca de um milhão de litros de água lançados sobre focos de incêndio na região. A operação atua no bioma sul-mato-grossense desde o dia 27 de junho.

Para alcançar esse feito, utilizaram-se as aeronaves KC-390 Millennium (Força Aérea Brasileira), Pantera (Exército) e Esquilo (Marinha). 

O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa.

Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.

Midiamax

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.