Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve completa 15 dias e calendário acadêmico da UFMS pode ser suspenso

Nesta quarta-feira (15), o Governo Federal se reúne com os professores para discutir as demandas da greve
Lethycia Anjos -
Greve UFMS
Professores estão em estado de greve (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

A greve dos docentes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) completou 15 dias nesta quarta-feira (15), com 65% dos servidores públicos paralisados. O movimento visa à recomposição salarial, ou seja, a correção dos salários conforme a inflação, além de melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação pública. Nesta quarta-feira, o Governo Federal se reúne com os professores para discutir uma nova proposta.

Presidenta da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Mariuza Guimarães, explicou que, após reunião, os docentes protocolaram as orientações do Comando de Greve junto à UFMS e solicitaram a suspensão do calendário acadêmico, proposta veementemente rejeitada pela reitoria. Agora, a PGU (Procuradoria Geral da União), avalia a suspensão.

“A informação passada pela reitoria é de que a solicitação passou para estudo da Procuradoria Geral da União, que assessora as IES (Instituições de Ensino Superior) federais em questões legais. Estamos aguardando uma resposta em breve”, afirmou.

Em nota, a UFMS informou que a greve é um direito constitucional e a adesão é individual. No entanto, a instituição esclareceu que não haverá suspensão do Calendário Acadêmico de 2024 pela reitoria.

A greve dos professores, iniciada em 1° de maio, ocorre nove anos após a última paralisação da categoria em Mato Grosso do Sul. O movimento grevista nacional recebeu adesão de 39 instituições federais em todo o país, conforme levantamento do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Greve na UFMS pode afetar 25 mil alunos

UFMS Campo Grande
UFMS (Arquivo, Midiamax)

A greve dos servidores federais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) alcançou uma adesão de 65% dos docentes em todo o Estado. Com isso, apenas 35% dos professores mantêm o cronograma de aulas.

Em Mato Grosso do Sul, a paralisação total pode afetar mais de 25 mil estudantes matriculados em 138 cursos da UFMS. A paralisação das aulas depende de cada curso, mas os docentes não tem obrigação de aderir à greve.

Além disso, o reitor Marcelo Turine criou um grupo de trabalho para tratar do movimento grevista dos professores, assim como realizado com o movimento de greve dos servidores técnico-administrativos.

Desde o dia 14 de março, servidores técnicos-administrativos da UFMS pararam as atividades em ação nacional.

Contraproposta

Greve UFMS
Votação sobre a greve (Lethycia Anjos, Midiamax)

Os professores reivindicam um reajuste de 22,71%, em três parcelas anuais de 7,06% cada, começando em 2024, além de auxílios alimentação e creche. Em contrapartida, o Governo propôs 9,0% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, mas com reajuste zero em 2024. Por maioria, os docentes rejeitaram a proposta.

Na última segunda-feira (13), a categoria protocolou uma contraproposta onde solicita que o índice de 22,71% siga mantido como horizonte de recomposição nos próximos três anos, acatando o índice apresentado para 2025. A categoria propõe os seguintes índices de reajuste:

  • 7,06% de reajuste em 2024;
  • 9% de reajuste em janeiro de 2025;
  • 5,16% de reajuste em maio de 2026

Além disso, os docentes pedem que, até o ano de 2026, haja equiparação dos benefícios (auxílio-alimentação, saúde e creche) entre o(a)s servidore(a)s dos três Poderes da República, garantindo a isonomia.

Nesta quarta-feira (15), o Governo Federal se reúne com os professores e demais representantes da categoria para discutir uma nova proposta de reajuste.

“Estamos mobilizados em , hoje haverá uma nova reunião com o Governo Federal e aguardamos alguma contraproposta a protocolada está semana pelo Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes)”, explica a presidenta da Adufms.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comemoração pós-vitória do PSG termina com torcedores mortos e policial em coma na França

Pantanal Film abre cadastro para cineclubes de todo Mato Grosso do Sul

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, morre aos 70 anos

Elon Musk nega uso abusivo de drogas durante eleição americana

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Jovem tem dedos esmagados entre cilindros de aço durante preparo de pastel

Últimas Notícias

Polícia

Homem é encontrado morto com sinais de violência em calçada

Outro homem foi visto com as mãos sujas de sangue se dirigindo ao mercadão da cidade

Polícia

Homem é morto a tiros na frente do filho de 5 anos e esposa fica ferida

Companheira da vítima também teria sido atingida pelos disparos

Esportes

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe.

Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal