O governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência no município de Iguatemi – cidade distante 415 km de Campo Grande, devido aos estragos deixados pela chuva em janeiro de 2024. A decisão consta no decreto n° 13, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (29).

O reconhecimento da situação de emergência ocorre em decorrência das chuvas que atingiram o município no dia 19 de janeiro de 2024, provocando danos na área urbana e rural de Iguatemi.

O reconhecimento da situação de emergência é válido por 180 dias e fica autorizada a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanha de arrecadações de recursos, para facilitar as ações.

Decreto municipal

Em 19 de janeiro, o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma declarou situação de emergência no município devido ao decreto n° 2.217/2024. O estrago principal foi registrado na galeria de águas pluviais da avenida Octaviano dos Santos, na Vila Esperança, e ainda em vários trechos de ruas com asfalto.

“Os estragos provocados foram de grande porte e exigirá da administração uma completa estrutura de mobilização. Precisamos agir rápido e de forma eficiente, pois o período é chuvoso e a situação pode ficar ainda pior, caso as chuvas volumosas persistam”, disse o prefeito.