Governo de MS prorroga proibição da pesca do dourado por mais um ano
Captura da espécie só é permitida na modalidade pesque e solte
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou em edição extra do DOE-MS (Diário Oficial de MS) na tarde desta quinta-feira (29) a proibição da pesca do Dourado por um ano.
De acordo com a publicação, a proibição fica em vigor até o dia 31 de março de 2025. O projeto de lei traz exceção para a modalidade ‘pesque e solte’, bem como para o consumo dos pescadores profissionais, ribeirinhos para consumo próprio, e os exemplares criados em cativeiro.
Além disso, durante o período de restrição, estudo técnico-científico e econômico deve embasar a nova prorrogação, para ser apresentado até o dia 28 de fevereiro de 2025. Uma audiência pública deve ser realizada para divulgar o resultado.
Esse estudo vai concluir se há necessidade de continuar com a proibição. O texto havia sido aprovado em primeira discussão na semana passada, e foi analisado na quarta na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) por receber emenda modificativa.
Com isso, voltou ao plenário nesta quinta-feira e debatido em primeira discussão pelos parlamentares. Anteriormente, o texto previa a proibição até 10 de janeiro de 2029. Com a incorporação da emenda substitutiva integral, esse prazo mudou.
Fim da Piracema
O período de Piracema terminou na quarta-feira (28), liberando a pesca geral em Mato Grosso do Sul, com exceção das espécies ameaçadas de extinção. A retomada das pescas nos rios estaduais também reflete na movimentação econômica de atrativos turísticos especializados nesse ramo, como pesqueiros e hotelarias.
Contudo, a abertura vem acompanhada de regras que, se desrespeitadas, configuram crime ambiental e podem gerar punições semelhantes às do defeso. A modalidade de pesca amadora “pesque e solte”, em que o peixe é fisgado e em seguida devolvido com vida ao rio, está liberada desde o dia 1º de fevereiro nas calhas dos rios Paraná e Paraguai, conforme prevê o Decreto Estadual n. 15.166, de 21 de fevereiro de 2019.
Neste estilo, o pescador amador deve usar anzóis lisos, sem farpas, para não ferir o peixe, e devolvê-lo imediatamente à água no local de onde foi retirado para garantir sua sobrevivência. Importante o pescador ficar atento porque o “pesque e solte” só poderá ser praticado nas calhas desses rios, de modo algum na foz de seus afluentes. E ainda, para realizar esse tipo de pesca é preciso que o pescador emita, antes, a Autorização Ambiental para Pesca Amadora, na modalidade “pesque e solte”.
Notícias mais lidas agora
- PF faz ação e apreende celulares e cigarro eletrônico em loja no Centro de Campo Grande
- BBB 25: Gracyanne Barbosa faz revelação inesperada sobre Belo: ‘Eu gosto’
- ‘Nos próximos dias’, diz Adriane Lopes sobre reajuste na tarifa de ônibus em Campo Grande
- Policial civil é encontrado morto em delegacia de Campo Grande
Últimas Notícias
Apoiador? A explicação de Dyego Hipólito para foto com Jair Bolsonaro
Foto veio à tona após Diego Hypólito ficar em evidência ao entrar no BBB 25
UFMS aprova ‘passar’ Morenão ao Governo de MS, mas novela da reforma permanece em 2025
Governo vai iniciar trâmites para empresa privada ‘assumir’ obras de R$ 38 milhões
Justiça Itinerante ‘estaciona’ nas regiões do Piratininga e Dom Antônio Barbosa na quarta-feira
Serviço ocorre das 07h às 11h30
Cadastramento de estudantes para passe livre em Dourados começa dia 15
Interessados devem procurar a Central de Passe, no Terminal Rodoviário até 19 de fevereiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.