Pelas redes sociais, um motorista de aplicativo compartilhou um registro inusitado na corrida: “Uber pet é para os fracos, já ativei meu Uber Chicken”. A descrição é de uma corrida que teria acontecido em Campo Grande, em que levou um galo em uma caixa de papelão no banco do passageiro, entretanto, seria apenas uma brincadeira.

Aliás, apesar do serviço pet friendly ser comum em muitas plataformas de corrida de aplicativo, passageiros usam as redes sociais para descrever a dificultar em localizar motoristas que aceitem levar os pets. Outro ponto que cerca o serviço é sobre quais as regras na hora do embarque.

O Jornal Midiamax separou um guia com as principais regras das plataformas de corrida. Vale lembrar que o serviço não altera a Política de Cão-Guia. Os usuários acompanhados de cão-guia podem solicitar uma viagem através de qualquer, sem custo adicional e sem necessidade de reserva. A recusa no transporte de usuários por estarem acompanhados de cão-guia é proibida por Lei Federal.

Uber

A Uber lançou a corrida com pet em dezembro de 2023. A modalidade é exclusiva para cães e gatos acompanhados de seus tutores. Contudo, apenas as duas espécies são aceitas. Ou seja, na lista de medidas não há menção de outros tipos de animais, como um galo.

Acompanhando com o tutor, a empresa recomenda o transporte dos animais dentro de bolsas ou caixas de viagem, com coleiras e focinheiras, para a segurança do motorista parceiro e dos animais, além do uso de toalhas durante a viagem, como forma de preservação do veículo.

“Ao usar o Uber Pet, o usuário é responsável por controlar seu animal e pelo cumprimento das regras da modalidade, por isso não são permitidas viagens de animais desacompanhados. O Uber Pet é uma modalidade exclusiva para cães e gatos e o serviço funcionará com uma reserva com antecedência mínima de 30 minutos, seguindo todas as características da modalidade Uber Reserve”.

Motorista pode cancelar?

Sim, pode. Para receber solicitações de viagens no Uber Pet, que é opcional para os motoristas parceiros, eles precisam revisar e aceitar os termos e condições da modalidade Todas as viagens Uber Pet são identificadas no aplicativo do parceiro antes dele aceitar o pedido.

Portanto, com o agendamento feito 30 minutos antes do embarque, o ideal é o passageiro entrar em contato com o condutor que aceitou a corrida e informar sobre o pet.

Entretanto, vale reforçar que, conforme previsto no Código de Conduta da Uber, motoristas parceiros que discriminarem usuários do aplicativo da Uber acompanhados de cão-guia e violarem essa obrigação legal terá as suas contas de motorista parceiro desativadas.

Para problemas menores relacionados a pequenas quantidades de pelos de animais de estimação, odor de animais ou desgaste típico, não será aplicada taxa de limpeza. No caso de incidentes em que seja necessária a limpeza do carro, por exemplo, urina, fezes, vômito, excesso de pelos, etc., os usuários terão de pagar uma taxa de limpeza. As taxas de limpeza serão avaliadas e cobradas de acordo com a extensão dos danos.

Para garantir a segurança de todos, recomendamos no máximo três passageiros e um animal de estimação.

Todas as viagens devem ser obrigatoriamente acompanhadas pelo tutor. O tutor é responsável por acompanhar o animal de estimação durante toda a viagem, e também por assegurar o correto cumprimento de todas as leis aplicáveis.

Possuímos taxas adicionais por se tratar de um produto premium. Além disso, viagens de Uber Pet dentro da modalidade Reserve possuem a taxa de reserva, que pode variar conforme horário e cidade, porém é determinada durante o momento da reserva e não sofre alterações após a reserva.

Como funciona para pedir uma viagem com o Uber Pet?

  • Abra o aplicativo e insira seu local de partida e destino;
  • Selecione a opção Uber Pet;
  • Nas cidades onde o serviço está disponível sob demanda, e caso opte por essa modalidade, confirme a viagem;
  • Nas cidades em que a opção será via Uber Reserve, escolha o dia e horário de partida da viagem;
  • Confirme sua reserva;
  • Você poderá consultar suas reservas dentro da aba “Atividade” no app;
  • Você também poderá encontrar a opção Uber Pet clicando diretamente no ícone “Reserve” no seu aplicativo. Saiba mais sobre Uber Reserve.

99 Pop

A 99 informou que transportar animal de estimação dentro do automóvel é permitido segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), porém, deixá-lo solto ou no colo não é liberado. A empresa é pet friendly, mas a decisão de transporte do animal é sempre do motorista parceiro, exceto em casos de cão-guia, cujo transporte é obrigatório.

Assim, a recomendação da empresa é que o passageiro sempre comunique ao motorista, via chat no aplicativo, que haverá um animal na viagem, qual o porte e que se responsabiliza pelos itens para o deslocamento seguro, como bolsa de transporte ou cadeirinha do pet. Com base nas informações, o motorista poderá avaliar se aceita ou não a corrida.

Passageiros que tenham sofrido qualquer forma de discriminação ou que tenham acesso do cão-guia negado, por exemplo, devem entrar em contato com a empresa pelo próprio aplicativo e reportar o ocorrido para análise do caso e adoção de medidas corretivas.

Empresas passaram a se especializar no transporte de pets em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Corrida particular

Para reduzir as regras impostas pelas plataformas, motoristas autônomos escolhem e agendam corridas “por fora”. Um dos exemplos é João Medeiros, que é motorista de aplicativo há oito anos. Ele conta que já transportou mais três cães que precisavam ir ao veterinário.

“A gente calcula uma média, às vezes, sai mais barato para o tutor, pois ele pagaria mais levando em mais de uma corrida um animal. Nunca tive nenhum acidente, por exemplo, do animal fazer cocô, mas se acontecesse, era só conversar com o tutor. Eu adoro animais, e isso conta muita na hora de você prestar um serviço e atender os pets”.

No ano passado o Jornal Midiamax publicou um material especial sobre o serviço particular. Uma breve busca pelas redes sociais revela que o serviço é comum, assim como a procura de tutores que não aguardam as plataformas e tratam o atendimento diretamente com os motoristas.