Os bairros Jardim Leblon e Jardim Caiobá recebem o “fumacê” nesta quarta-feira (14). A ação reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o carro passará pelas ruas dos bairros entre as 16h e às 22h.

Para isso, a secretaria orienta que os moradores abram portas e janelas para que o veneno possa atingir os locais com maior probabilidade de estarem os focos de mosquitos.

Contudo, caso a neblina permaneça ou no momento da aplicação esteja chovendo, ou ventando muito, os serviços serão adiados. Isso porque essas atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do inseticida.

Veja os trechos que vão receber o ‘fumacê’

Jardim Leblon – Rua das Árvores com a Rua das Camélias

Caiobá – Rua Rosa Ferreira Pedro com a Rua Ângelo Nakahodo

Casos de dengue em MS

O novo boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES (Secretaria Municipal de Saúde), nesta quarta-feira (14), aponta que Mato Grosso do Sul já registrou 19.001 casos prováveis da doença em 2024 e 15.501 casos confirmados. 

As informações correspondem a 32ª semana epidemiológica. Segundo a secretaria, nos últimos 14 dias nenhum município do estado registrou alta incidência da doença, no entanto, MS tem 28 óbitos confirmados e outros 14 em investigação.

Vacinação contra a dengue

Conforme o boletim, o estado já recebeu 151.339 doses da vacina do Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo que a aplicação tem intervalo de três meses entre elas.

Conforme a SES, a imunização contra a dengue segue recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 e 16 anos.

Chikungunya

Já em relação à Chikungunya, Mato Grosso do Sul registrou 3.254 casos prováveis, sendo 860 confirmados. Não há óbitos registrados, conforme o boletim.

A SES alerta, porém, que as pessoas evitem a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.