Duas emas chamam a atenção de quem passa pela Avenida Duque de Caxias, próximo à Base Aérea de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (26). As aves escaparam de uma reserva na região e, desde o último domingo (23), passeiam pelas proximidades.

Nesta manhã, a dupla estava no gramado ao lado da Base e em frente à Casa da Mulher Brasileira. O tamanho delas impressiona. Enquanto elas caminham ou se alimentam da vegetação seca, moradores registram imagens, enquanto outros se preocupam do risco delas atravessarem a avenida, uma das mais movimentadas da Capital.

Segundo a tenente da PMA (Polícia Militar Ambiental), Eveny Cristiane Lino Parrela, informações relatam que as aves escaparam de uma reserva após o rompimento de uma cerca.

“Elas saem e voltam da área de reserva. Como vão e voltam, fica difícil e complicado a captura. (Caso capturadas), serão levadas ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres)”.

ema
Moradores registram imagens (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Ema ou avestruz?

O tamanho surpreendente das aves confundiu alguns moradores se seria um avestruz ou ema. O biólogo José Milton Longo esclarece: É ema.

“Se fosse em Rio Verde de Mato Grosso eu diria que é uma avestruz, porque tem criação. É grande, mas é uma ema”.