Na manhã desta segunda-feira (1º), foi realizado o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul. Um dos pontos em destaque é o objetivo de debater as principais estratégias que os municípios do interior podem adotar quanto às adequações e metas para que o Estado se torne Carbono Neutro, até 2030.

Conforme divulgado, a ideia central do evento é promover debates entre órgãos públicos e entidades, bem como com a sociedade civil, para o enfrentamento da agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado.

Desse modo, foram reunidos diferentes setores da sociedade, com vistas ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas.

Segundo o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, um dos destaques é a discussão sobre a abordagem do tema no interior do Estado.

“A ideia é avaliar junto com os setores qual é o impacto do setor produtivo nas mudanças climáticas e no cotidiano da população sul-mato-grossense”, explicou o secretário.

Na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel afirmou que o Fórum deve direcionar as discussões sobre a temática, com caráter técnico-científico e ainda para transformar os ativos do Estado.

“Concretiza um eixo que é a base do nosso desenvolvimento, que é a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade. Toda a nossa estratégia de desenvolvimento, tem na sustentabilidade um vetor principal, é necessário discutir sobre o ponto de vista econômico também, não só da preservação dos nossos biomas, da biodiversidade, do balanço de carbono, da proteção as águas. O fórum vem justamente para dar caráter científico, técnico e de valorar um pouco de tudo que a gente tem, transformar isso em um ativo para o estado de Mato Grosso do Sul de fato”, explicou o governador.

Sobretudo, busca-se destacar a importância de os municípios se prepararem. “Agora entramos na etapa de transformar a sustentabilidade em recursos, de como fazer o pagamento dos serviços ambientais”, afirmou Jaime Verruck, titular da Semadesc.

Temas do Fórum

O evento foi sediado no prédio do Sebrae/MS, responsável por ceder o local e auxiliar nesse debate realizado pelo Governo do Estado.

Durante a manhã, a programação do evento incluiu palestra do próprio governador Eduardo Riedel e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Além disso, Daniel Vargas, representando a FGV (Fundação Getúlio Vargas), deu uma Palestra Magna sobre Transição Climática e Conversão do Verde em Valor.

Na período da tarde, as discussões voltadas para agenda climática continuam, falando sobre missões e mitigação; agenda climática e o setor produtivo; adesão dos municípios à agenda climática, entre outros assuntos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.