O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu nesta quinta-feira (1º) o cargo de presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A cerimônia ocorreu em Campo Grande e reuniu ainda os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Paraná, Ratinho Junior; de Santa Catarina, Jorginho Melo; e o presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Ranolfo Vieira Júnior.

Então presidente do Condesul, o governador Eduardo Leite (RS), agradeceu o apoio prestado pelos demais estados durante a catástrofe que atingiu o RS. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão […] Este gesto também é reconhecimento ao Mato Grosso do Sul e aos outros estados, que se uniram para apoiar o Sul durante a crise”, disse.

Segundo ele, o Mato Grosso do Sul demonstrou um compromisso admirável ao enviar equipes técnicas, profissionais e equipamentos. Estas permaneceram no Rio Grande do Sul por um longo período, ajudando nas operações de resgate e no atendimento à população. “Além do apoio material, que foi de grande importância, o suporte moral proporcionado confortou profundamente os gaúchos. Somos imensamente gratos por essa ajuda”, afirmou Leite.

Integração das defesas civis

Na ocasião, o Codesul destacou ainda a elaboração de um projeto de integração das defesas civis dos Estados integrantes. O objetivo é a adaptação às mudanças climáticas e fortalecimento da resiliência dos Estados membros. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffman, apresentou o avanço do projeto. Além dele, participou da apresentação o especialista em Gestão de Risco e Desastres, Rafael Schadeck, do Banco Mundial, parceiro do projeto.

A plenária dos governadores também tratou de pautas referentes ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O presidente do banco apresentou aos governadores a iniciativa de criação de uma agência de fomento para MS, com participação societária da instituição financeira regional, formada pelo Estados de RS, SC e PR. A estruturação da agência se dará por meio de consultoria da Fundação Getúlio Vargas.

“Criar uma agência de fomento em parceria com o BRDE deve fomentar novos negócios e oferecer uma nova opção para os empresários da região. Isso facilita o desenvolvimento de seus empreendimentos por meio de diversas linhas de financiamento dentro da estratégia estadual”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

“Meu compromisso é trabalhar pelas pautas e agendas do Conselho e preservar o legado que construímos ao longo da nossa história”, completou Riedel.

Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE) foi estabelecido em 1961 por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul passou a fazer parte do Conselho.

O Codesul tem como objetivo principal buscar soluções para os desequilíbrios regionais, que resultam na concentração do crescimento no centro do País. Assim, o Conselho se configura como um fórum importante para a coordenação e o fortalecimento de questões comuns aos estados-membros, com foco especial no desenvolvimento econômico e social e na integração com o Mercosul.