A quinta-feira (8) teve o ‘anoitecer’ mais cedo que o normal, visto nas últimas semanas, quando a temperatura batia os 30ºC em Campo Grande. O dia virou noite antes das 17h e anunciou a chegada de uma esperada frente fria que passa por Mato Grosso do Sul.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura segue em declínio desde às 13h, chegando aos 17ºC ao final da tarde. O clima mais fresco é consequência de uma frente fria que entra em MS pelo sul e também atua no Paraná e Santa Catarina.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), esta desse ser a massa de ar frio mais intensa de 2024. A mudança de clima era aguardada pelos sul-mato-grossenses por conta do calor, tempo seco e os constantes registros de incêndios florestais no Estado, inclusive em Campo Grande.

A chuva ameniza as queimadas, que atingem principalmente o Pantanal, e também melhoras as condições do clima para a saúde da população.

frio
Frio chega com tudo à Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Avisos de frio e chuva

O Instituto chegou a divulgar aviso meteorológico de perigo para declínio de temperatura vigente até a noite de sexta-feira (9). Além disso, há aviso de perigo potencial para tempestade vigente nesta quinta.

Às 17h, Campo Grande registou 0,4 mm de chuva. O acumulado do dia até o fim da tarde era de 0,8 mm, conforme dados do Inmet.

A chuva ainda cai fraca em Campo Grande, apesar de ter maior volume já registrado no interior do Mato Grosso do Sul. Segundo informações do meteorologista Natálio Abrahão, a última chuva considerável na Capital foi no dia 1º de julho e acumulou 6,4 mm.

Previsão do tempo

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS) indica tempo instável, com aumento de nebulosidade e probabilidade de chuvas, além da queda acentuada das temperaturas na sexta.

Existe a previsão de temperaturas muito baixas em Mato Grosso do Sul, com mínimas que podem atingir os 2-3°C, mas que pontualmente podem registrar valores ainda menores, principalmente no sul do Estado.

Também na sexta, deverá ocorrer uma melhora nos índices de umidade relativa do ar, com valores acima de 50-60%. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 9-11°C e máximas entre 14-16°C. Os ventos atuam do quadrante sul (sul/sudoeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

chuva
Chove fraco em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A previsão ainda indica que o tempo volta a ficar firme com sol e variação de nebulosidade. No sábado (10), devem ocorrer as menores temperaturas associadas a esta frente fria, com valores entre 2-5°C e com probabilidade para ocorrência de geada no sul do Estado.

O ar frio deve avançar para todas as regiões de MS, podendo gerar recordes de temperatura mínima em 2024 em alguns municípios e, possivelmente, ser a massa de ar fria mais intensa registrada até agora neste ano.

No domingo (11) ao amanhecer seguem as temperaturas baixas, porém as máximas estarão podem atingir entre 23-28°C, principalmente nas regiões sudoeste, pantaneira, norte e bolsão. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 6-9°C e máximas entre 18-24°C.