Filhotes de tuiuiú são resgatados de ninho durante incêndio que atingiu árvore no Pantanal

Resgate foi concluído com ajuda de brigadistas do Alto do Pantanal, Prevfogo e veterinários do Instituto Homem Pantaneiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Resgate de filhotes, realizado na Serra do Amolar (Foto: Reprodução Brigada Alto Pantanal)

Uma força tarefa entre brigadistas do Alto do Pantanal, Prevfogo e veterinários do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) salvou filhotes de tuiuiús durante um incêndio na Serra do Amolar, na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. A árvore, onde o ninho deles estava, foi atingida pelo fogo nessa sexta-feira (18).

Conforme vídeo publicado no perfil Brigada Alto do Pantanal, os animais foram encontrados depois que imagens registradas por drones identificaram o ninho. Durante o monitoramento, as equipes perceberam que o incêndio estava se aproximando do local e iniciaram os trabalhos para isolar a área.

Ninho foi atingido pelas chamas (Foto: Reprodução Brigada Alto Pantanal)

Segundo os relatos, uma mudança na direção do vento fez com que a árvore, onde o ninho estava, fosse atingida pelas chamas. Os animais foram resgatados pelo Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), especializado em salvamento da fauna silvestre com com apoio a distância de veterinárias do Instituto Homem Pantaneiro.

Os filhotes foram levados com apoio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a base de resgate técnico animal localizada na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), em Acurizal, na Serra do Amolar, em Corumbá. Apesar dos cuidados, um dos tuiuiús não resistiu e morreu neste sábado (19).

Conteúdos relacionados