Fila, limitação de senha e poucos funcionários revoltam moradores em CRASs de Campo Grande

Em duas unidades, pessoas relatam que não conseguiram atendimento

Karina Campos – 23/02/2024 – 11:56

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Fila na unidade (Leitor Midiamax)

Moradores que precisaram de atendimento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Nasser e Dom Antônio Barbosa reclamam da falta de atendimento diante da limitação de senha e poucos funcionários. Beneficiários tiveram que madrugar na fila na quinta-feira (23).

Uma das beneficiárias que precisava atualizar o cadastro social relata que pessoas madrugaram na fila e foram distribuídas sete senhas ao dia.

“Tem muita mãe esperando atendimento e quem precisa atualizar tem que vir várias vezes. Eu mesma já vim várias vezes, sendo que primeiro me disseram que tinha funcionário de férias e depois que estava sem sistema. Nós dependemos desse serviço e está um descaso”.

Na unidade do bairro Dom Antonio Barbosa, outra moradora diz que foi embora novamente sem atendimento. Ela teria chegado antes das 6h e já tinha fila na entrada.

“Só distribuíram 12 senhas para atualizar o CadÚnico (Cadastro Único). Quem precisa do Bolsa Família pode perder o benefício porque não conseguiu o atendimento. Eu fui diversas antes, antes do Carnaval também. Só há um funcionário em atendimento”.

A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) disse, em nota, que o CRAS Dom Antônio possui atualmente três servidores exclusivos para atendimento de Cadastro Único, responsáveis por atualizar, incluir e prestar informações acerca dos Programas e Benefícios vinculados ao Cadastro Único.

“Esses atendimentos ocorrem normalmente de segunda a sexta-feira, seguindo o horário de funcionamento da unidade, que é das 7h às 11 horas e das 13 às 17 horas. Quando há demanda excessiva, a Unidade realiza ações aos finais de semana, como já ocorreu este mês. Em relação à distribuição de senhas, elas ocorrem para organização interna dos atendimentos, ou seja, é realizada a triagem para conferência de documentos e consulta aos sistemas, não permanecendo nenhum usuário sem atendimento”.

A pasta ainda diz que a demanda de cadastro é realmente crescente e a SAS tem monitorado e realizado ações para supri-la em todos os territórios.

“Ressaltamos ainda que as duas unidades estão com quadro de funcionários reduzido, mas o processo seletivo para novas vagas já está em andamento. O usuário pode ser atendido em todos os 21 CRAS das sete regiões de Campo Grande, bem como, na Central do Cadastro Único que fica na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambaí, no prédio da Secretaria de Assistência Social”.

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