Moradores que precisaram de atendimento no (Centro de Referência de Assistência Social) da e reclamam da falta de atendimento diante da limitação de senha e poucos funcionários. Beneficiários tiveram que madrugar na fila na quinta-feira (23).

Uma das beneficiárias que precisava atualizar o cadastro social relata que pessoas madrugaram na fila e foram distribuídas sete senhas ao dia.

“Tem muita mãe esperando atendimento e quem precisa atualizar tem que vir várias vezes. Eu mesma já vim várias vezes, sendo que primeiro me disseram que tinha funcionário de férias e depois que estava sem sistema. Nós dependemos desse serviço e está um descaso”.

Na unidade do bairro Dom Antonio Barbosa, outra moradora diz que foi embora novamente sem atendimento. Ela teria chegado antes das 6h e já tinha fila na entrada.

“Só distribuíram 12 senhas para atualizar o CadÚnico (Cadastro Único). Quem precisa do Bolsa Família pode perder o benefício porque não conseguiu o atendimento. Eu fui diversas antes, antes do Carnaval também. Só há um funcionário em atendimento”.

A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) disse, em nota, que o CRAS Dom Antônio possui atualmente três servidores exclusivos para atendimento de Cadastro Único, responsáveis por atualizar, incluir e prestar informações acerca dos Programas e Benefícios vinculados ao Cadastro Único.

“Esses atendimentos ocorrem normalmente de segunda a sexta-feira, seguindo o horário de funcionamento da unidade, que é das 7h às 11 horas e das 13 às 17 horas. Quando há demanda excessiva, a Unidade realiza ações aos finais de semana, como já ocorreu este mês. Em relação à distribuição de senhas, elas ocorrem para organização interna dos atendimentos, ou seja, é realizada a triagem para conferência de documentos e consulta aos sistemas, não permanecendo nenhum usuário sem atendimento”.

A pasta ainda diz que a demanda de cadastro é realmente crescente e a SAS tem monitorado e realizado ações para supri-la em todos os territórios.

“Ressaltamos ainda que as duas unidades estão com quadro de funcionários reduzido, mas o processo seletivo para novas vagas já está em andamento. O usuário pode ser atendido em todos os 21 CRAS das sete regiões de , bem como, na Central do Cadastro Único que fica na Rua dos Barbosas, 321, Bairro Amambaí, no prédio da Secretaria de Assistência Social”.

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok