Festa de São Benedito na Comunidade Tia Eva tem carreta do amor com exames gratuitos

Carreta permanece na comunidade até sexta-feira

Aline Machado, Lucas Caxito – 14/05/2024 – 16:40

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carreta está na Rua Eva Maria de Jesus (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Festa de São Benedito, realizada tradicionalmente na Comunidade Tia Eva, localizada no Jardim Seminário, em Campo Grande, traz uma novidade para as comemorações da 105ª edição. Neste ano, o evento conta com a Carreta do Amor e oferece exames de Papanicolau e mamografia gratuitos.

Estacionada na Rua Eva Maria de Jesus, a Carreta do Amor atende pelo menos 50 mulheres por dia e permanece no local até sexta-feira (17). A enfermeira Jucelina Guedes de Menezes, diz que o objetivo é realizar 30 preventivos e 50 mamografias diariamente.

“Essa semana a gente está aqui na comunidade Tia Eva das 7 da manhã às 16 horas. O Papanicolau será feito em mulheres de 24 a 64 anos e a mamografia de 40 a 69 anos. É super rápido e só precisa trazer comprovante de residência, o cartão do SUS e um documento com foto”, explica.

Presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jeferson da Silva, comentou a presença da carreta nas celebrações da comunidade. “A Carreta do Amor que está aqui trazendo possibilidade de fazer exames de mamografia e outros exames aqui com tranquilidade, não tem fila e a mulher pode vir, se enquadrando nos requisitos, ela vem e faz tranquilamente o exame e vai embora”, reforça.

Ronaldo, presidente da Associação Descentes de Tia Eva (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Sobre as comemorações, Ronaldo ressalta que a festa começou com objetivo de celebrar ao Santo que é considerado padroeiro da comunidade.

“Isso iniciou lá atrás, com o intuito de reunir a família porque ela teve uma dádiva de São Benedito, então, enquanto houver um descendente, a festa se continue. Então, assim, nós seguimos há 105 anos fazendo a festa de São Benedito, que é de suma importância para a comunidade manter essa tradição e a memória viva de Tia Eva”, destaca.

Na última semana, a Igreja da Tia Eva, que fica na comunidade quilombola, foi interditada pela Defesa Civil, por risco de desabamento, porém, não houve adiamento da festa que teve início na última sexta-feira (10) e segue a programação com missas, procissões, esportes e apresentações musicais até o próximo dia 25. O evento é gratuito e aberto a todos.

Igreja de São Benedito, na comunidade Tia Eva (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Conteúdos relacionados