Fumaças de um incêndio às margens da BR-262, em Corumbá – a 429 quilômetros de Campo Grande – toma conta da rodovia e atrapalha a visão de motoristas que passam pelo local na tarde desta sexta-feira (2).

Em um vídeo grado por um leitor do Jornal Midiamax é possível ver que o cinza da fumaça cobriu a estrada. As chamas e a fumaça são bastante intensas e dificultam a respiração e a visibilidade de quem passa pela rodovia, já perto do município.

Registros apontam que mais de 607 mil hectares de bioma pantaneiro já foram consumidos pelo fogo neste ano. Os incêndios ocorrem em meio a uma seca extrema enfrentada pelo Pantanal, que tem comprometido a navegação e a vida no bioma. Diversos animais foram impactados e mortos pelas chamas.

Atualmente, os trabalhos de combate aos incêndios contam com 112 bombeiros do CBMMS, com o apoio efetivo de 34 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares da LIGABOM, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Política de Manejo do Fogo

Na última quarta-feira (31), o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), esteve em Corumbá acompanhado do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) e ministros.

Durante a agenda em Corumbá, presidente e o governador do Estado sobrevoaram áreas do Pantanal devastadas por incêndios florestais dos últimos meses. Lula esteve na cidade para sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

O texto aprovado proíbe a prática de colocar fogo como método de supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, exceto quando há queima controlada dos resíduos de vegetação.

Para práticas agropecuárias, o uso do fogo será permitido apenas em situações específicas, em que peculiaridades o justifiquem. Também será permitido utilizar o recurso nos seguintes casos: pesquisa científica aprovada por instituição reconhecida; prática de prevenção e combate a incêndios; cultura de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares; e capacitação de brigadistas florestais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.