Estimativa da safra em março é de 24,9 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul
Números são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola feito pelo IBGE
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no estado de Mato Grosso do Sul estimada para o mês de março de 2024 deve sofrer um decréscimo de 12,3% em relação ao período no ano anterior. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA 2024.
Segundo o relatório, o estado deve totalizar a produção de 24,9 milhões de toneladas em março, contra 28,4 milhões de toneladas produzidas em 2023. O número é também menor do que havia sido previsto pelo Levantamento no mês de fevereiro (26,7 milhões de toneladas).
No ranking nacional, Mato Grosso do Sul é o 5º maior produtor nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, sendo o maior o estado de Mato Grosso, com uma produção anual de 84,0 milhões de toneladas. No Brasil, a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 298,3 milhões de toneladas em 2024, representando uma produção 5,4% menor do que a obtida no ano passado (315,4 milhões de toneladas).
Em março, a área a ser colhida no estado foi de 6,3 milhões de hectares. O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos, somados, representam 97,6% da estimativa da produção e respondem por 95,9% da área a ser colhida. Frente a 2023, houve acréscimos de 9,0% na área a ser colhida do algodão herbáceo (em caroço), de 33,7% na do arroz em casca, de 5,4% na do feijão e de 3,6% na da soja, ocorrendo declínios de 11,7% na área do milho (reduções de 11,6% no milho 1a safra e de 14,5% no milho 2a safra), de 22,1% na do trigo e de 7,0% na do sorgo.
Em relação à produção, houve acréscimos de 15,6% para o algodão herbáceo (em caroço) e de 40,6% para o arroz, e decréscimos de 9,8% para a soja, de 4,7% para o feijão, de 28,6% para o sorgo, de 14,6% para o milho e 38,0% para o trigo.
Mato Grosso segue na liderança da produção nacional de grãos
Entre as unidades da federação, Mato Grosso continua sendo o maior produtor nacional de grãos, respondendo por 28,2% do total produzido no país. O estado é seguido pelo Paraná (13,7%), Rio Grande do Sul (13,3%), Goiás (10,2%), Mato Grosso do Sul (8,4%) e Minas Gerais (5,7%). Somados, esses seis estados representam 79,5% da produção brasileira de grãos.
Regionalmente, o Centro-Oeste (47,0%) lidera esse ranking, enquanto as demais regiões têm as seguintes participações: Sul (29,2%), Sudeste (9,4%), Nordeste (8,7%) e Norte (5,7%).
Todos os dados são do LSPA, que fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país.
Notícias mais lidas agora
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
Últimas Notícias
Convênio vai mapear aldeias e oferecer capacitação para indígenas e quilombolas
Os acordos foram assinados entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa e o Sebrae
‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Jornalista que dirigia carro que causou acidente aguarda data para ser julgado
Lula vem para MS entregar projetos de infraestrutura após cancelar agenda duas vezes, diz Vander
Lula viria para área onde ocorreu conflito indígena em MS, mas cancelou a agenda duas vezes
Cursos gratuitos oferecidos pelo Senar MS seguem com inscrições abertas; são 480 vagas
Há oferta de turmas presenciais e semipresenciais, com duração de dois anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.